Estorvos enfrentados diariamente pelos deficientes visuais. - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 06/03/2024

Status:

Corrigida
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As dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional tem como base desde metodologias de ensino ao formato conteudista. Na realidade atual, a sub-representação de grupos minoritários amplia o leque de implicações ao sistema. Dessa forma, gera desafios como materiais pouco adaptados e a estigmatização social. (Melhore a contextualização do tema)

Neste viés, é válida a abordagem em relação a livros e aulas, visto a impossibilidade de uso por esta minoria. Em alusão a isso, Hebert Spencer, (Sem vírgula) descreve o darwinismo social, onde grupos incapazes de se adaptar estariam fardados ao fracasso. Em síntese, a sociedade atual se aproxima do preocupante efeito social proposto por Hebert.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é indispensável a análise da recepção dos deficientes visuais nos grupos sociais. A obra "Quarto do despejo" (Vírgula) de Carolina Maria de Jesus, aborda de forma direta a rejeição e a segregação de minorias. Em correlação com a realidade, pode-se atestar o efeito com os cegos de uma forma geral.

(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, o Governo Federal - Órgão de poder máximo- deve por criar um programa chamado "pró-cegos" cuja finalidade é distribuir de forma gratuita materiais adaptados a este grupo, por meio da arrecadação de impostos, a fim de criar uma sociedade mais igualitária. (Não apresentou a proposta completa)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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