As dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional tem como base desde metodologias de ensino ao formato conteudista. Na realidade atual, a sub-representação de grupos minoritários amplia o leque de implicações ao sistema. Dessa forma, gera desafios como materiais pouco adaptados e a estigmatização social. (Melhore a contextualização do tema)
Neste viés, é válida a abordagem em relação a livros e aulas, visto a impossibilidade de uso por esta minoria. Em alusão a isso, Hebert Spencer, (Sem vírgula) descreve o darwinismo social, onde grupos incapazes de se adaptar estariam fardados ao fracasso. Em síntese, a sociedade atual se aproxima do preocupante efeito social proposto por Hebert.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é indispensável a análise da recepção dos deficientes visuais nos grupos sociais. A obra "Quarto do despejo" (Vírgula) de Carolina Maria de Jesus, aborda de forma direta a rejeição e a segregação de minorias. Em correlação com a realidade, pode-se atestar o efeito com os cegos de uma forma geral.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, o Governo Federal - Órgão de poder máximo- deve por criar um programa chamado "pró-cegos" cuja finalidade é distribuir de forma gratuita materiais adaptados a este grupo, por meio da arrecadação de impostos, a fim de criar uma sociedade mais igualitária. (Não apresentou a proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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120
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Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 680
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
80 |
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
80 |
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
400 |
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |
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