A inclusão de deficientes visuais na educação é um tema de grande relevância social. Ainda que a legislação brasileira assegure o direito à educação para todos, na prática, muitos desafios se apresentam para a efetiva inclusão desses indivíduos. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, é importante destacar que a falta de infraestrutura adequada nas escolas é um dos principais obstáculos. Muitas instituições de ensino não possuem materiais didáticos adaptados, como livros em Braille, e nem mesmo professores capacitados para lidar com essa demanda. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, existe uma barreira cultural e social significativa. Muitas vezes, os deficientes visuais são subestimados em suas capacidades intelectuais e sociais, o que pode levar ao isolamento e à baixa autoestima. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) É fundamental que haja um esforço conjunto da sociedade e do poder público para superar esses desafios. Investimentos em infraestrutura, capacitação de professores e campanhas de conscientização são medidas essenciais. Como proposta de intervenção, sugere-se a implementação de programas de formação continuada para professores, focados na educação inclusiva. Além disso, a criação de uma legislação específica que obrigue as escolas a disponibilizarem materiais didáticos adaptados pode ser um grande avanço.Dessa forma, respeitando os direitos humanos e promovendo a inclusão, poderemos construir uma educação verdadeiramente democrática e igualitária. Afinal, a educação é um direito de todos e deve ser acessível a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |