Incluir deficientes visuais na educação é um desafio importante que a sociedade enfrenta. A acessibilidade e a inclusão dessas pessoas no sistema educacional são fundamentais para garantir oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento. (Melhore a contextualização e formule a tese)
um dos principais desafios na inclusão de deficientes visuais na educação é a falta de recursos adequados nas escolas. Nem todas as instituições de ensino possuem materiais em braile, livros digitais acessíveis ou profissionais capacitados para atender às necessidades especificas desses alunos. Além disso, a falta de sensibilização e de formação dos deficientes visuais em sala de aula.(Melhore essa construção) Professores e funcionários escolares precisam estar preparados para adaptar o currículo, utilizar estratégias pedagógicas inclusivas e promover um ambiente acolhedor para todos os alunos.
(Boa estratégia coesiva) Outro desafio importante é a questão da acessibilidade arquitetônica nas escolas. Muitas instituições ainda não estão devidamente adaptadas para receber alunos com deficiência visual, o que pode limitar sua participação em atividades extracurriculares, esportivas e culturais. (Reelabore)
(Melhore a estratégia coesiva) Para superar esses desafios, é essencial investir em formação continuada para os profissionais da educação, promover a conscientização sobre a importância da inclusão e disponibilizar recursos e tecnologias assertivas que facilitem o acesso dos deficientes visuais ao conhecimento. (Reelabore)
(Melhore a estratégia coesiva) A inclusão de deficientes visuais na educação não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também de justiça social e de enriquecimento da diversidade no ambiente escolar. É fundamental que a sociedade com um todo se engaje nesse processo e trabalhe em conjunto para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |