Na novela do SBT "A Gata" ,Virginia era uma adolescente que tinha deficiência visual, mas devido a sua classe social, seus pais tinham recursos pra pagar escolas e cursos no sentido de sua formação (Melhore essa construção) .No hodierno, instigação de inclusão de deficientes visuais no conhecimento tem sido mais um obstáculo diante desse grupo, ora por falta de políticas públicas, ora por falta de recursos para aprendizagem de professores.
Em primeira análise, a ausência de projetos de governo tem levado a invisibilidade da formação de pessoas cegas, visto que, segundo o site ScieloBrasil, eles têm enfrentando dificuldades na sua preparação em escolas as quais não tem estruturas para atender suas necessidades. Dessa forma, a exclusão de projetos sociais tem levado ao número muito baixo de cegos alfabetizados. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de capacidade dentre alguns docentes, (Sem vírgula) também é um desafio na inserção de pessoas cegas na educação , de maneira que, (Sem vírgula) muitos desses alunos não recebem o ensino igual aos demais por causa de sua deficiência (Vírgula) como diz a professora Maria Rita "enquanto quaisquer educador , (Sem vírgula) só observar os déficit e não as potencialidades , a aprendizagem será comprometida", ou seja, é preciso ter um olhar educacional com o objetivo de o acadêmico participar e aprender.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com fito da inclusão desse grupo na educação , o Ministério da Educação, órgão responsável em promover um ensino de qualidade, deverá elaborar projetos e campanhas. Tal ação será por meio de implementação nas escolas públicas e privadas, como no treinamento dentre todo o corpo docente, com a finalidade na de integração no aprendizado. Assim, todas as pessoas cegas terão a oportunidade em aprender e se preparar para o mundo acadêmico como a personagem Virgínia. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |