Instigação de inclusão de deficientes visuais na formação. IZA - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 05/03/2024

Status:

Corrigida
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Na novela do SBT "A Gata" ,Virginia era uma adolescente que tinha deficiência visual, mas devido a sua classe social, seus pais tinham recursos pra pagar escolas e cursos no sentido de sua formação (Melhore essa construção) .No hodierno, instigação de inclusão de deficientes visuais no conhecimento tem sido mais um obstáculo diante desse grupo, ora por falta de políticas públicas, ora por falta de recursos para aprendizagem de professores.

Em primeira análise, a ausência de projetos de governo tem levado a invisibilidade da formação de pessoas cegas, visto que, segundo o site ScieloBrasil, eles têm enfrentando dificuldades na sua preparação em escolas as quais não tem estruturas para atender suas necessidades. Dessa forma, a exclusão de projetos sociais tem levado ao número muito baixo de cegos alfabetizados. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de capacidade dentre alguns docentes, (Sem vírgula) também é um desafio na inserção de pessoas cegas na educação , de maneira que, (Sem vírgula) muitos desses alunos não recebem o ensino igual aos demais por causa de sua deficiência (Vírgula) como diz a professora Maria Rita "enquanto quaisquer educador , (Sem vírgula) só observar os déficit e não as potencialidades , a aprendizagem será comprometida", ou seja, é preciso ter um olhar educacional com o objetivo de o acadêmico participar e aprender.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, com fito da inclusão desse grupo na educação , o Ministério da Educação, órgão responsável em promover um ensino de qualidade, deverá elaborar projetos e campanhas. Tal ação será por meio de implementação nas escolas públicas e privadas, como no treinamento dentre todo o corpo docente, com a finalidade na  de integração no aprendizado. Assim, todas as pessoas cegas terão a oportunidade em aprender e se preparar para o mundo acadêmico como a personagem Virgínia. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200