A dificuldade de inclusão de deficientes visuais é um tema pouco abordado na sociedade, mas que no entanto é de extrema importância. Os deficientes visuais não deveriam ser excluídos da sociedade. Algumas das principais dificuldades do processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual vem da ausência de formação adequada de professores para atender às demandas da inclusão escolar, infarestutura inadequada com poucos materiais e recursos, falta da consientização dos colegas sem deficiência e o preconceito da sociedade. A Constituição federal garante o direito dos deficientes visuais de terem uma boa educação desde 1988. (Melhore a contextualização do tema)
A discriminação contra os alunos com deficiência visual na escola pode ocorrer quando, por exemplo, uma escola impede a matrícula de uma criança exclusivamente por causa de sua condição, ou mesmo quando seus colegas praticam bullying, assédio moral ou sexual, violência física e rejeição. A estigmatização contra os deficientes visuais pode levar a uma perda de autoestima e confiança, o que pode afetar negativamente sua aprendizagem e desenvolvimento e, mais tarde, afetará sua vida adulta. Esse tipo de preconceito é causado por pessoas que se sentem exploradas e oprimidas frequentemente e não podem manifestar sua raiva contra um ''alvo'' adequado, assim, ao invés de procurarem ajuda psicológica, acabam deslocando sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais ''baixo'' na escala social. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para evitar mais dificuldade e preconceito contra os deficientes visuais na escola (Vírgula) é preciso conversar com o aluno e perguntar sobre as suas limitações e quais recursos ele já utiliza, conversar com oprofessor especializado para que ele avalie o quadro e verifique os melhores meios para proporcionar um aprendizado de qualidade para o aluno, evitar o capacitismo,respeitando, buscando ações de acolhimento com o aluno e proporcionando atividades que promovamo convívio social na comunidade escolar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Reveja o item que trata essencialmente da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |