“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” (Melhore a coesão) Paulo Freire. Esta perspectiva não é verificada na inclusão dos deficientes visuais na educação, pois os deficientes visuais não têm os recursos necessários para a construção do seu saber. Com isso emerge um problema sério em virtude da formação educacional devido à insuficiência legislativa e à desigualdade social.
Em primeira análise é importante atentar para a insuficiência legislativa que e um fator do problema. A Constituição federal garante que todos têm direitos iguais perante a lei. No entanto a falta de leis que garantam que os deficientes visuais possam ter ferramentas concretas para conseguir ter um ensino de qualidade igual a todos (Melhore a construção de sentido). Assim urge a criação de leis para superar o problema.
(Boa estratégia coesiva) Além disso outro fator influenciador e a desigualdade social. Nelson Mandela diz: “A educação e a arma mais poderosas que você pode usar para mudar o mundo.” Tal pensamento não e examinado na inclusão de deficientes visuais na educação, pois a falta de condições tanto da família e da sociedade faz com que nem todos tenha meios para estar em sala adaptada para proporcionar uma educação que transforme primeiro a vida do cidadão e depois o mundo como Nelson Mandela descreve. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Uso inadequado do operador argumentativo) No entanto e imprescindível intervir sobre este cenário. O poder legislativo deve criar leis que assegurem os direitos dos deficientes visuais para garantir que eles possam aprender a ler e escrever. O governo federal precisa incluir uma agenda econômica mais democrática por meio da destinação de recursos para este grupo afim de dar condições de uma educação onde eles possam ter autonomia da sua vida (Vírgula) possibilitando assim a sua própria construção como Paulo freire define.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |