A Educação e a Acessibilidade - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 05/03/2024

Status:

Corrigida
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“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” (Melhore a coesão) Paulo Freire. Esta perspectiva não é verificada na inclusão dos deficientes visuais na educação, pois os deficientes visuais não têm os recursos necessários para a construção do seu saber. Com isso emerge um problema sério em virtude da formação educacional devido à insuficiência legislativa e à desigualdade social.

Em primeira análise é importante atentar para a insuficiência legislativa que e um fator do problema. A Constituição federal garante que todos têm direitos iguais perante a lei. No entanto a falta de leis que garantam que os deficientes visuais possam ter ferramentas concretas para conseguir ter um ensino de qualidade igual a todos (Melhore a construção de sentido). Assim urge a criação de leis para superar o problema.

(Boa estratégia coesiva) Além disso outro fator influenciador e a desigualdade social. Nelson Mandela diz: “A educação e a arma mais poderosas que você pode usar para mudar o mundo.” Tal pensamento não e examinado na inclusão de deficientes visuais na educação, pois a falta de condições tanto da família e da sociedade faz com que nem todos tenha meios para estar em sala adaptada para proporcionar uma educação que transforme primeiro a vida do cidadão e depois o mundo como Nelson Mandela descreve. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Uso inadequado do operador argumentativo) No entanto e imprescindível intervir sobre este cenário. O poder legislativo deve criar leis que assegurem os direitos dos deficientes visuais para garantir que eles possam aprender a ler e escrever. O governo federal precisa incluir uma agenda econômica mais democrática por meio da destinação de recursos para este grupo afim de dar condições de uma educação onde eles possam ter autonomia da sua vida (Vírgula) possibilitando assim a sua própria construção como Paulo freire define.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200