No quadro "O Grito" (Vírgula) de Edvard Munch, o personagem retrata medo, inquietude, e desesperança em seu semblante. Em consonância com a realidade da obra, está a de muitos cidadãos, já que os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação, (Sem vírgula) ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre, seja por negligência governamental, seja por ações individuais. Dessa maneira, é imperioso que esse problema seja resolvido.
Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos obstáculos enfrentados por esses portadores, é valido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal neste caso. Conforme Zygmunt Bauman, (Sem vírgula) descreve as instituições zumbis como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Assim, são imprescindíveis medidas que amenizem essa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Além do descaso das esferas governamentais nessa questão, cada indivíduo possuí o poder de agir e fazer a diferença, (Sem vírgula) ao se conscientizar sobre esse problema social. Segundo Mahatma Gandhi, a verdadeira transformação no mundo começa quando nos tornamos a mudança que desejamos ver. Logo, é essencial que a sociedade engaje para diminuir essa situação. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão do quadro atual. Desse modo, o Governo Federal, entidade responsável pelas políticas públicas da garantia de direitos dos brasileiros, devem investir em campanhas. Tal ação, (Sem vírgula) será efetivada, por meio da mídia, a fim de ter maior alcance de informação sobre a inserção de deficientes visuais no ambiente educacional (Vírgula) alcançando assim, (Sem vírgula) mais índices de apoio. Em acréscimo, é crucial que o Poder Legislativo deve propor uma lei com a finalidade de acesso ao ensino com equidade.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positvos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |