O acesso à educação não apenas assegura o pleno desenvolvimento dos indivíduos, mas também lhes oferece a oportunidade de cultivar habilidades e ampliar seu repertório para tomadas de decisão responsáveis, tanto no âmbito profissional quanto nas escolhas relacionadas ao exercício da cidadania. Lamentavelmente, ainda existem obstáculos significativos para garantir esse direito a todos, especialmente àqueles que enfrentam alguma forma de limitação, como os portadores de deficiência visual. Nesse contexto, é evidente que a falta de capacitação adequada dos professores e o acesso limitado a tecnologias assistivas nas escolas contribuem para perpetuar essa realidade.
Inicialmente, é crucial ressaltar a baixa qualificação dos professores para atender adequadamente esse público em sala de aula. Grande parte dos desafios educacionais no Brasil está diretamente relacionada à formação dos docentes. Isso acarreta impactos ainda mais prejudiciais na educação de pessoas com deficiência visual, uma vez que nos cursos de licenciatura, muitas vezes, a grade curricular não contempla de forma abrangente a educação inclusiva, ou, quando o faz, é de forma bastante limitada (Melhore a apresentação dessa discussão). Como resultado, esses futuros educadores podem se encontrar despreparados para implementar práticas pedagógicas que estimulem a participação e o aprendizado efetivo desses alunos.
(Boa estratégia coesiva) Simultaneamente, os materiais didáticos convencionais demonstram-se inacessíveis para os alunos com deficiência visual, e observa-se uma escassa utilização de tecnologias assistivas nas escolas. A educação, de forma geral, ainda se apega aos livros impressos, quadros brancos e recursos visuais, frequentemente negligenciando o uso apropriado de tecnologias nas práticas pedagógicas. Tais tecnologias têm o potencial de efetuar uma significativa transformação na aprendizagem de indivíduos com deficiência visual, ao ajudar a superar barreiras e facilitar sua integração em atividades escolares. Portanto, a ausência dessas tecnologias nos ambientes educacionais atrasa o progresso desse grupo específico, perpetuando assim as disparidades de aprendizado e desencadeando desigualdades futuras.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica claro a importância da formação dos professores e o uso de tecnologias apropriadas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Cabe ao Estado desenvolver políticas educacionais inclusivas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, por meio de recursos financeiros e materiais para apoiar a implementação de políticas inclusivas nas escolas, ao mesmo tempo que capacita a formação dos professores por meio do desenvolvimento de habilidades, adaptação de currículo, uso de tecnologia assistiva e estratégias de ensino diferenciadas. Assim, haverá uma educação que prepare os alunos para a vida em sociedade, onde a compreensão, respeito e colaboração são fundamentais. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |