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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 05/03/2024

Status:

Corrigida
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O acesso à educação não apenas assegura o pleno desenvolvimento dos indivíduos, mas também lhes oferece a oportunidade de cultivar habilidades e ampliar seu repertório para tomadas de decisão responsáveis, tanto no âmbito profissional quanto nas escolhas relacionadas ao exercício da cidadania. Lamentavelmente, ainda existem obstáculos significativos para garantir esse direito a todos, especialmente àqueles que enfrentam alguma forma de limitação, como os portadores de deficiência visual. Nesse contexto, é evidente que a falta de capacitação adequada dos professores e o acesso limitado a tecnologias assistivas nas escolas contribuem para perpetuar essa realidade.

Inicialmente, é crucial ressaltar a baixa qualificação dos professores para atender adequadamente esse público em sala de aula. Grande parte dos desafios educacionais no Brasil está diretamente relacionada à formação dos docentes. Isso acarreta impactos ainda mais prejudiciais na educação de pessoas com deficiência visual, uma vez que nos cursos de licenciatura, muitas vezes, a grade curricular não contempla de forma abrangente a educação inclusiva, ou, quando o faz, é de forma bastante limitada (Melhore a apresentação dessa discussão). Como resultado, esses futuros educadores podem se encontrar despreparados para implementar práticas pedagógicas que estimulem a participação e o aprendizado efetivo desses alunos.

(Boa estratégia coesiva) Simultaneamente, os materiais didáticos convencionais demonstram-se inacessíveis para os alunos com deficiência visual, e observa-se uma escassa utilização de tecnologias assistivas nas escolas. A educação, de forma geral, ainda se apega aos livros impressos, quadros brancos e recursos visuais, frequentemente negligenciando o uso apropriado de tecnologias nas práticas pedagógicas. Tais tecnologias têm o potencial de efetuar uma significativa transformação na aprendizagem de indivíduos com deficiência visual, ao ajudar a superar barreiras e facilitar sua integração em atividades escolares. Portanto, a ausência dessas tecnologias nos ambientes educacionais atrasa o progresso desse grupo específico, perpetuando assim as disparidades de aprendizado e desencadeando desigualdades futuras.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica claro a importância da formação dos professores e o uso de tecnologias apropriadas para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Cabe ao Estado desenvolver políticas educacionais inclusivas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, por meio de recursos financeiros e materiais para apoiar a implementação de políticas inclusivas nas escolas, ao mesmo tempo que capacita a formação dos professores por meio do desenvolvimento de habilidades, adaptação de currículo, uso de tecnologia assistiva e estratégias de ensino diferenciadas. Assim, haverá uma educação que prepare os alunos para a vida em sociedade, onde a compreensão, respeito e colaboração são fundamentais. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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