Nos é apresentado no filme ''O Milagre de Anne Sullivan'', obra de 1962, onde relata a história real de Anne Sullivan, uma tutora que ajuda Helen Keller, uma jovem cega e surda, a se comunicar e a aprender, superando desafios significativos. A obra destaca a importância da inclusão para pessoas com deficiência visual. E, assim como Helen, nos tempos atuais muitos deficientes visuais encontram os mesmos obstáculos.
Inicialmente, é de suma importância ressaltar que os principais obstáculos na vida de jovens com deficiência visual são, em muitos casos, seus próprios tutores e/ou redes de ensino. Afinal, é notória a falta de preparo e formação adequada de certos profissionais, que acabam dificultando cada vez mais o aprendizado e inclusão destes jovens, tanto no âmbito escolar quanto em sociedade. Além da estrutura adequada, é claro. (Reelabore e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, é válido ressaltar que esta questão não se resume apenas à garantia de acesso físico às instituições educacionais, mas também envolve a criação de ambientes e práticas que permitam uma verdadeira participação e aprendizado desses alunos. Outrossim, também existem diversos estigmas que dificultam o cotidiano destes jovens, assim como a discriminação demasiada e o capacitismo constante. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, com base no exposto, conclui-se que são necessários novos métodos de ensino, como a criação de ambientes inclusivos, políticas e práticas que promovam a inclusão e a acessibilidade na educação, assim como novos recursos e materiais necessários - e fundamentais, para o aprendizado de pessoas com deficiência visual no âmbito educacional. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |