A Constituição federal de 1988, norma de maior poder hierarquia no poder jurídico brasileiro, assegura uma série de direitos aos indivíduos como: educação de qualidade. Entretanto, é possível observar descumprimento dessa premissa, uma vez que existem desafios para a inclusão de deficientes visuais na educação. Desta maneira se faz necessário analisar a negligência estatal e a falta de discussões. (Melhore a contextualização do tema)
Diante de desse cenário , o pensador thomas hobbes, em seu livro´´ leviatã´´, fala sobre a responsabilidade do Estado em proporcionar meios que garantam o progresso coletivo. No entanto, essa premissa não se aplica no cenário brasileiro, tendo em vista a precarização da educação no brasil, principalmente as pessoas com deficiência visual. Esse resultado se deve a forma a qual o Estado não se empenha em incluir essas pessoas de formam integra no meio educativo, já que, (Sem vírgula) a falta de projetos e desenvolvimento de programas criadores de métodos facilitadores da aprendizagem voltados para deficientes visuais, a persistência deste problema que só atrasa o avanço de uma melhor educação no Brasil . (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale apenar falar sobre a escasses de discussões sobre o problema, (Justaposição) nesse viés a escritora renomada Dijamamila Ribeiro defende que, para atuar em realidade, deve-se, antes de tudo ,tirá-las da invisibilidade. todavia o problema da a inclusão de deficientes visuais na educação, (Sem vírgula) segue sendo ignorado, assim revelando uma sociedade cega , que além de não ver os impactos dessa problemática não se propõe a combatê-la . (Reelabore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto convém combater a falta de ilusão de deficientes visuais na educação , dessa forma, o governo deve investir projetos de lei voltados a criação de métodos didáticos que possam ser eficazes ao aprendizado dessa parcela da população, criando assim, (Sem vírgula) um ambiente escolar mais inclusivo e diverso, além de claro educar devidamente os deficientes visuais fazendo assim jus ao que consta na constituição de 88 . para além disso , a sociedade deve levantar discussões a respeito da inclusão de PCDs na educação, para que assim a população possa criar um senso critico a respeito do tema, e assim passar a combater em conjunto este problema .
Comentários do corretor
Reestruture e explore de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |