As pessoas especiais com limitações visuais em nosso país não recebem a atenção adequada nas instituições de ensino por vários fatores E é uma discriminação a essa classe que luta por maior inclusão. (Reelabore)
Elas são especiais, inteligentes, talentosas e só precisam de oportunidade para desenvolver o seu potencial, por isso várias obstáculos precisam serem enfrentadas para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Os Órgãos responsáveis precisam investir mais nas escolas garantindo acesso a todos. Precisamos lembrar que o ensino é um direito fundamental estabelecido pela Constituição federal, que precisa ser respeitado. Elas precisam desenvolver suas capacidades intelectuais, emocionais e sociais. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) A qualidade do ensino é fundamental e indispensável para a sua formação, é preciso dar a elas mais cidadania, emancipação e realização profissional. Inúmeras são as necessidades das instituições de ensino, (Sem vírgula) para atender esse público e o pouco recurso que chega é direcionado a sanar as necessidades de infraestruturas que também estão na lista de suas prioridades.
(Melhore a estratégia coesiva) Vozes clamam por mais atenção aos responsáveis, que deveriam se mobilizar professores, alunos, familiares, com a finalidade de discutirem formas de minimizar problemas e trazer melhorias para todos. Nestas reuniões também poderiam discutir formas de capitar recursos junto ao setor privado, que iria ter a oportunidade de conhecer os desafios, as dificuldades e as metas dessas escolas e iriam contribuir muito. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
(Melhore a estratégia coesiva) Esses recursos seriam para investir na melhoria na capacitação dos profissionais, na qualidade do ensino em geral, culminando com o bem estar geral. Que em um futuro breve haja melhorias na condições de trabalho, os alunos mais preparados e uma melhor infraestrutura física que lhes garanta cada vez mais dignidade e emancipação.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |