Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu paragrafo 2° Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. (É uma citação? Use aspas) Entretanto não é o que acontece na inclusão de pessoas com deficiência visual em nossa sociedade. (Melhore a contextualização)
Em primeira análise, nota-se que muitos desafios são encontrados quando o assunto é inclusão. A falta de acessibilidade, por exemplo, é um grande problema a ser percebido, pois existem muitas barreiras, tanto nos espaços escolares como nos espaços ambientais e físicos, especificamente nas áreas urbanas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a inclusão de deficientes visuais na educação é um desafio maior ainda, pois sabe-se, (Sem vírgula) que falta políticas públicas voltadas para colocar em prática a lei mencionada anteriormente. É sabido que na maioria das escolas brasileiras não existem equipamentos adequados nem profissionais de educação qualificados para atender as peculiaridades de pessoas com deficiência visual. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações por parte do Ministério da Educação (MEC) são necessárias para o enfrentamento dos desafios de inclusão, como liberação de verbas destinadas à formação de professores e a compra de equipamentos adaptados para melhor atender pessoas com deficiência visual. Seguindo isso, é possível melhorar e ampliar as possibilidades de inclusão a todos deficientes visuais e (Vírgula) assim, proporcionar uma educação mais igulitária e de qualidade a todos indivíduos em nossa sociedade.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |