Em 2016, foi proposto e, eventualmente, aprovada a PEC do teto de gastos públicos, onde os gastos da área de educação seria congelado por vinte anos. Isso afeta diretamente o investimento que as escolas receberiam para acomodar seus alunos com deficiência visual. (Reelabore a discussão inicial)
Os materiais de estudo com texto ampliado e impresso em braille são opções que podem atender a necessidade desse grupo, porém nem sempre estão disponíveis nas instituições educacionais, seja pela escassez dos recursos ou da falta de importância que é dado a acessibilidade de todos. E, mesmo quando têm os materiais físicos, os profissionais da educação muitas vezes não possui a formação necessária para utilizá-los da forma correta, o que pode piorar a aprendizagem dos alunos.
(Boa estratégia coesiva) Além das dificuldades na área de educação, a falta de conscientização da sociedade também é um sério problema. Raramente vê-se locais tendo os meios que acomodam as pessoas com deficiência visual, ainda menos os casos em que esses meios (quando existe) são utilizados corretamente. A maioria ainda utilizam o sistema braille como a única forma de acessibilidade, quando existe, atualmente, diversas formas mais eficientes para situações diferentes. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Concluindo, o governo deve investir nas escolas, oferecendo mais opções de materiais e da formação dos seus profissionais de educação, enquanto a sociedade deve aprender sobre as possibilidades que os avanços tecnológicos proporcionam e utilizá-los da maneira correta e que acomode todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |