Investimento do governo e conscientização da população - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 04/03/2024

Status:

Corrigida
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Em 2016, foi proposto e, eventualmente, aprovada a PEC do teto de gastos públicos, onde os gastos da área de educação seria congelado por vinte anos. Isso afeta diretamente o investimento que as escolas receberiam para acomodar seus alunos com deficiência visual. (Reelabore a discussão inicial)

Os materiais de estudo com texto ampliado e impresso em braille são opções que podem atender a necessidade desse grupo, porém nem sempre estão disponíveis nas instituições educacionais, seja pela escassez dos recursos ou da falta de importância que é dado a acessibilidade de todos. E, mesmo quando têm os materiais físicos, os profissionais da educação muitas vezes não possui a formação necessária para utilizá-los da forma correta, o que pode piorar a aprendizagem dos alunos.

(Boa estratégia coesiva) Além das dificuldades na área de educação, a falta de conscientização da sociedade também é um sério problema. Raramente vê-se locais tendo os meios que acomodam as pessoas com deficiência visual, ainda menos os casos em que esses meios (quando existe) são utilizados corretamente. A maioria ainda utilizam o sistema braille como a única forma de acessibilidade, quando existe, atualmente, diversas formas mais eficientes para situações diferentes. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Concluindo, o governo deve investir nas escolas, oferecendo mais opções de materiais e da formação dos seus profissionais de educação, enquanto a sociedade deve aprender sobre as possibilidades que os avanços tecnológicos proporcionam e utilizá-los da maneira correta e que acomode todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200