A filósofa Hannah Arendt defende que "a essência dos Direitos Humanos é o direito de ter direitos". Tal perspectiva não é verificada na sociedade, visto que a inclusão de deficientes visuais, ainda, é um problema, devido ao descaso familiar e a negligência familiar. (Explore mais a discussão inicial)
Dessa forma, em primeira análise, o lapso familiar é um entrave presente no problema. O sociólogo Parsons diz que a família é uma máquina formadora de personalidade humana, o que legitima a ideia de omissão familiar, que, por acreditarem que os portadores sofrerão em um ambiente hostil, não os inserem na sociedade educacional. Tal ação, (Sem vírgula) aumenta e dificulta os desafios de inclusão dessas pessoas. Assim, urge que ocorra uma mudança na formação familiar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental é outro problema. A falta de preparo e condições para que os deficientes visuais ingressem em uma instituição educacional; (Vírgula) como é de direito, comentado por Hannah, mostra a falha governamental para com essas pessoas. Essa situação, (Sem vírgula) contribui para os desafios a serem enfrentados pelos portadores. Assim, é necessário uma ação do governo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso solucionar esses entraves. Para isso, a criação de leis que visem o desenvolvimento dos deficientes visuais, com preparo e condições aquedados para tal, é imprescindível. Paralelamente, o descaso familiar, também, precisar ser revertido, afim de que as pessoas com deficiência visual não tenham impedimentos de inserção na educação. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |