[Sem título] - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 04/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A filósofa Hannah Arendt defende que "a essência dos Direitos Humanos é o direito de ter direitos". Tal perspectiva não é verificada na sociedade, visto que a inclusão de deficientes visuais, ainda, é um problema, devido ao descaso familiar e a negligência familiar. (Explore mais a discussão inicial)

Dessa forma, em primeira análise, o lapso familiar é um entrave presente no problema. O sociólogo Parsons diz que a família é uma máquina formadora de personalidade humana, o que legitima a ideia de omissão familiar, que, por acreditarem que os portadores sofrerão em um ambiente hostil, não os inserem na sociedade educacional. Tal ação, (Sem vírgula) aumenta e dificulta os desafios de inclusão dessas pessoas. Assim, urge que ocorra uma mudança na formação familiar.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental é outro problema. A falta de preparo e condições para que os deficientes visuais ingressem em uma instituição educacional; (Vírgula) como é de direito, comentado por Hannah, mostra a falha governamental para com essas pessoas. Essa situação, (Sem vírgula) contribui para os desafios a serem enfrentados pelos portadores. Assim, é necessário uma ação do governo.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso solucionar esses entraves. Para isso, a criação de leis que visem o desenvolvimento dos deficientes visuais, com preparo e condições aquedados para tal, é imprescindível. Paralelamente, o descaso familiar, também, precisar ser revertido, afim de que as pessoas com deficiência visual não tenham impedimentos de inserção na educação. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200