O filme biográfico do pianista Ray Charles, interpretado pelo ator Jamie Foxx, retrata a maneira com a qual um menino negro e cego alcança, através da música, o sucesso, na forma de fama e dinheiro, superando a deficiência visual e, inclusive, a pobreza. Entretanto, no Brasil contemporâneo, percebe-se a singularidade de tal trajetória, uma vez que cidadãos privados de visão, em razão da falta de uma educação capaz de atendê-los, encontram-se, muitas vezes, à margem da sociedade. Assim, é nítido que o ensino de deficientes visuais é prejudicado pela escassez de uma infraestrutura adequada, haja vista a ineficiência do Estado em assegurar os direitos universais, ocasionando a perpetuação de uma conjuntura excludente.
Sob essa perspectiva, constata-se a inépcia do governo, no que tange à garantia do texto da Carta Magna, como fator preponderante para a carência de uma educação acessível à deficientes visuais. Destarte, segundo Zygmunt Bauman, filósofo contemporâneo, a modernidade é caracterizada pela existência de instituições "zumbis", que, apesar de existirem na teoria, não apresentam impacto na prática, ou seja, o Estado brasileiro, em relação à disponibilidade de ensino a todo o corpo social, é análogo a tal conceito, causando, por conseguinte, o cerceamento de direitos essenciais, mesmo que a função última do aparato estatal seja a promoção do bem-estar da totalidade dos membros da Nação. Dessa forma, evidencia-se a invisibilidade dos cegos perante o governo, que, como não cumpre o que está escrito na Constituição, parece não considerar todos cidadãos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido ressaltar que a manutenção de uma sociedade segregacionista decorre da inexistência de uma infraestrutura capacitada para o ensino de cegos. Ademais, de acordo com Kant, filósofo alemão, o exercício público da razão, alcançado apenas por meio da educação, é essencial para a condição de maioridade, que é, para o pensador, a verdadeira liberdade, isto é, com os obstáculos limitadores da busca por conhecimento, o deficiente visual permanece na minoridade , sem desenvolver um pensamento crítico. Logo, demonstra-se que o indivíduo privado de visão, em virtude da deficiência educacional, não é capaz de reivindicar os próprios direitos, mantendo a condição de marginalidade, sem a prática de cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vislumbra-se que a educação do deficiente visual é desfavorecida pela falta de condições adequadas nas instituições de ensino, o que conserva o caráter excludente da sociedade brasileira. Para a resolução da questão, urge que instituições não governamentais voltadas à luta pelos direitos dos cegos promovam, por meio de propagandas veiculadas nos principais meios de comunicação do país, a conscientização da população acerca da importância da demanda popular para o cumprimento do papel do Estado, a fim de pressionar o governo a tomar medidas para uma educação mais acessível. Por essa tratativa, a exclusão de pessoas privadas da visão será reduzida e a superação não será restrita a talentos únicos, tais como Ray Charles. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |