O conceito "Cidadanias Mutiladas", do geógrafo Milton Santos, explicita que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira se distancia desse ideal democrático, visto que existem desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. Desse modo, é essencial analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o descaso governamental e a falha educacional.
Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a improficuidade estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbards, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à educação aos deficientes visuais. Portanto, em virtude dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para a precarização infraestrutural das escolas no suporte aos deficientes visuais - materializada na carência investimentos do Estado, sobretudo, em regiões mais afastadas dos centros urbanos, além da falta de professores capacitados para essa parcela da comunidade escolar. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua o deficitário acesso à cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido ressaltar que a lacuna no sistema de educação potencializa essa conjuntura. Isso acontece porque, desde o século XX, com a implementação de um formato tradicionalista de ensino pelo ex-presidente Vargas, cristalizou-se um modelo educacional que negligencia o aprendizado de temas transversais, a exemplo de concepções básicas de cidadania (Reestruture essa discussão). Nessa perspectiva, com o desconhecimento de parte da população - oriundo da escassez instrucional - sobre a relevância da garantia de direitos, há uma invisibilização da situação sofrida pelos estudantes deficientes visuais, que são vítimas de preconceito. Como consequência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a isonomia presente nas relações democráticas. Dessa forma, é imprescindível combater a falha do processo educacional, visto que marginaliza uma classe da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) É evidente, por conseguinte, a necessidade de medidas que solucionem os desafios impostos na inclusão de deficientes visuais na educação. Por isso, o Ministério Público - órgão responsável pela defesa dos interesses sociais - deve, por meio da fiscalização da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura às escolas, a fim de que essas instituições estejam aptas a receber estudantes com deficiência visual. Ademais, as escolas públicas e privadas devem, por intermédio de palestras, instruir os alunos acerca da importância de respeito e da cidadania, com o objetivo de minimizar a invisibilização e preconceitos desse tema e, com isso, estimular atitudes combativas à conjuntura dos desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. Assim, o ideal do geógrafo Milton Santos será, de fato, uma realidade no país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |