[Sem título] - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 03/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O conceito "Cidadanias Mutiladas", do geógrafo Milton Santos, explicita que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira se distancia desse ideal democrático, visto que existem desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. Desse modo, é essencial analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o descaso governamental e a falha educacional.

Sob esse viés analítico, é importante destacar, a princípio, que a improficuidade estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbards, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à educação aos deficientes visuais. Portanto, em virtude dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para a precarização infraestrutural das escolas no suporte aos deficientes visuais - materializada na carência investimentos do Estado, sobretudo, em regiões mais afastadas dos centros urbanos, além da falta de professores capacitados para essa parcela da comunidade escolar. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua o deficitário acesso à cidadania.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido ressaltar que a lacuna no sistema de educação potencializa essa conjuntura. Isso acontece porque, desde o século XX, com a implementação de um formato tradicionalista de ensino pelo ex-presidente Vargas, cristalizou-se um modelo educacional que negligencia o aprendizado de temas transversais, a exemplo de concepções básicas de cidadania (Reestruture essa discussão). Nessa perspectiva, com o desconhecimento de parte da população - oriundo da escassez instrucional - sobre a relevância da garantia de direitos, há uma invisibilização da situação sofrida pelos estudantes deficientes visuais, que são vítimas de preconceito. Como consequência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a isonomia presente nas relações democráticas. Dessa forma, é imprescindível combater a falha do processo educacional, visto que marginaliza uma classe da sociedade. 

(Boa estratégia coesiva) É evidente, por conseguinte, a necessidade de medidas que solucionem os desafios impostos na inclusão de deficientes visuais na educação. Por isso, o Ministério Público - órgão responsável pela defesa dos interesses sociais - deve, por meio da fiscalização da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura às escolas, a fim de que essas instituições estejam aptas a receber estudantes com deficiência visual. Ademais, as escolas públicas e privadas devem, por intermédio de palestras, instruir os alunos acerca da importância de respeito e da cidadania, com o objetivo de minimizar a invisibilização e preconceitos desse tema e, com isso, estimular atitudes combativas à conjuntura dos desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. Assim, o ideal do geógrafo Milton Santos será, de fato, uma realidade no país. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200