Por uma educação mais inclusiva - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 03/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A cada dia fica mais notável a necessidade de incluir pessoas com deficiência (PcD) em nossa sociedade. Nos dias atuais, até mesmo obras de literatura, como “O Extraordinário” (Vírgula) abordam o sofrimento dos membros dessa comunidade por serem “diferentes”. Um caso parecido é o dos deficientes visuais, visto que determinadas restrições, quando não tratadas com a necessária atenção, podem prejudicar a sua educação. Nesse contexto, é necessário que, (Sem vírgula) a esse aspecto cotidiano dos deficientes visuais, seja relegada a verdadeira importância por parte de profissionais da área e do Estado.

Assim sendo, além do preconceito sofrido por pessoas com deficiência visual, elas também acabam passando por dificuldades relacionadas ao seu aprendizado. A educação brasileira, em especial a pública, tem apresentado falhas e uma delas parte do princípio da incapacitação mostrada pela comunidade em geral de lidar com a população que apresenta esse tipo de deficiência. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) A falta de mecanismos inclusivos não deve se tornar um empecilho para os deficientes da visão. Medidas que facilitem a educação desse público existem e devem ser aplicadas: uma delas é o Braille, que, porém, não é acessível a todos na maioria das vezes.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante dos problemas apresentados, é necessário um esforço profissional para uma educação igualitária entre os portadores de deficiências visuais e os não-portadores, conforme previsto pelo educador Paulo Freire, quando afirmou: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”, sendo, desse modo, necessário aprender com o diferente para tornar a educação mais igual. Também se mostra imprescindível uma ação estatal que conscientize e capacite toda a população quanto à necessidade da inclusão e educação da comunidade com deficiência visual, minimizando, assim, as restrições impostas a essa população no âmbito da aprendizagem e, consequentemente (Vírgula) a esperança por um futuro melhor.​​​​​​​ (Proposta não foi apresentanda conforme a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
Compartilhar resultados!