É de conhecimento geral que pessoas com deficiências visuais possuem muitos obstáculos na vida cotidiana, devido aos poucos recursos necessários tanto na vida urbana. Nas instituições de ensino crianças com essa dificuldade possuem complicações em acompanhar o ensino dentro da sala de aula, diferentemente das demais, mostrando um cenário preocupante para o desenvolvimento infantil e da integração social plena desses indivíduos. (Melhore a contextualização do tema)
Dessa forma, não possuir recursos necessários para uma criança com deficiência visual dentro das escolas, (Sem vírgula) atinge negativamente sua educação e debilita seu desenvolvimento pessoal. Além do mais, torna sua experiência e percepção diferente das outros indivíduos na sociedade. De acordo com Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, mas quando tal educação é passada não uniformemente para ambas as pessoas resultarão na negligência dos direitos desses indivíduos. Ocasiona uma limitação nos currículos escolares e serão incapazes de possuírem chances igualitárias, seja de trabalho ou ingressar em uma faculdade, por exemplo. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, tendo em vista que tal processo da inclusão da população cega é escasso, pois a adaptação de recursos como materiais escolares, avaliações de esforço, banheiros, percursos preparados, além de professores aptos para atender essa deficiência, seja algo que resulta na demanda de dinheiro e mão de obra. Dessa forma, impedindo que essa mudança seja rápida, uma vez que dependerá também da sensibilidade social, precisando da aceitação de outros indivíduos para sua colaboração. (Truncamento) Ocasionando dessa forma, um obstáculo, uma vez que outras pessoas não compreendam essa incapacidade ou não colaborem positivamente em seu desenvolvimento.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, será necessário o ministério da educação, com a cooperação dos municípios, a arrecadação de verbas para implantação dos recursos voltados para deficientes visuais, além de pesquisas para comprovar que essas crianças estão sendo educadas adequadamente nas escolas. Ademais, a realização do treinamento adequado de professores sobre como abordar essa condição deve ser realizada. Logo, tais requisitos terão um efeito melhor na educação e desenvolvimento igualitário para os cegos no Brasil. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |