02/03/24 - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 03/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme indiano "Como Estrelas na Terra" trata sobre a importância de um modelo educacional que agregue todos os tipos de crianças ao retratar as dificuldade de aprendizagem de um menino com déficit de atenção. Para além da obra, observa-se, na conjuntura brasileira contemporânea, a necessidade de estabelecer um sistema de educação que proporcione a desenvolvimento igualitário de dos estudantes em geral, em destaque os deficientes visuais. Nesse viés, torna-se crucial analisar os desafios para está implementação, dentre as quais se destacam a falta de profissionais qualificados além de infraestrutura nas escolas.

Em primeiro lugar, cabe destacar a escassez de professores preparados para atender os alunos cegos como um dos principais empecilhos. Já que a maioria dos professores não sabem lidar com os materiais em Braille nem existe profissionais suficientes para ensinar os alunos com deficiência visual a usar a ferramenta e os que existe estão distribuídos de maneira irregular pelo país. Segundo a teoria sobre o espaço público, de Hannah Arendt, os ambientes instituições públicas - incluindo escolas e universidades - têm que ser completamente inclusivas a todos do espectro social. Sob essa óptica, faz-se imprescindível que as escolas sejam capazes de proporcionar o ensino de qualidade dos alunos cegos para que haja inteiramente a inclusão descrita pela filósofa.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de estrutura das escolas contribuem para a perpetuação do problema. (Truncamento) Visto que a maioria das escolas brasileiras não possuem máquinas de impressão em Braille nem livros didáticos que permitam as pessoas com deficiências participar das aulas como os outros. De acordo com o filósofos e sociólogo alemão Habermas inclui não é só trazer para perto mas também respeitar e crescer junto com o outro. Diante do exposto, para incluir verdadeiramente os cegos é necessário que ocorra a implementação dessas ferramentas na escola.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que são fundamentais à criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso o mistério da educação - como órgão responsável por coordenar o sistema federal de ensino - deve implementar na grade de formação dos professores do ensino fundamental ao superior cursos preparatórios para lecionar para alunos cegos, a fim de que os professores estejam preparados para lidar com esses alunos. Além disso, o Estado - como promotor do bem comum - necessita liberar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) com a finalidade de que as escolas possam adquirir os materiais didáticos necessários para um ensino adequado dessa parcela da população. Dessa forma, os estudantes com deficiência visual serão verdadeiramente incluídos nas instituição de ensino como defendido pela filósofa Hannah Arendt.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200