Desde o primórdio da humanidade temos a presença de pessoas com deficiência visual. Com o avanço da tecnologia essas pessoas são cada dia mais inclusas na sociedade. Porém enfrentam grandes desafios, principalmente durante a fase do aprendizado, onde esses alunos terão dificuldades para serem inclusos. São poucas as escolas que contam com estratura para dar apoio a essas pessoas, principalmente no meio público, onde a maioria dos jovens estão inseridos. (Melhore a contextualização do tema)
No ano de 2024 foi destinado cerca de R$ 108,3 bilhões para educação, esse valor foi aprensentado pelo Congresso. Mas vale ressaltar que o Brasil possui uma população de cerca de 200 milhões de pessoas, essa quantidade de verba acaba sendo insuficiente para suprimir a carência de educação no país. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o censo da educação básica de 2016, de todos os alunos matriculados 76.470 são cegos, surdocegos ou têm baixa visão. É necessário que aja um investimento maior na inclusão de pessoas com deficiência visual, tendo em vista todas as dificuldades que estás pessoas enfrentam para ter um aprendizado. Precisamos de mais profissionais especializados para esses casos, também é preciso que o material de ensino seja de fácil acesso. Será preciso criar políticas públicas para assegurar que todos consigam ter um aprendizado eficaz. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |