Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação(...) - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 02/03/2024

Status:

Corrigida
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De acordo com o Artigo 5° da Constituição federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, é evidente que não há igualdade em vista dos obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência visual no acesso à educação. Nesse contexto, é válido ressaltar que a falta de estrutura nas instituições educacionais e a ausência de acessibilidade nos demais ambientes são barreiras na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação e nos demais espaços sociais. 

A princípio, é notório a negligência governamental, haja vista a falta de recursos e estrutura adequada em escolas. É fato que a disponibilidade de materiais diversos e adaptados para estudantes portadores de algum tipo de deficiência permite melhor aprendizagem, como por exemplo impressões em braile e recursos de descrição em áudio. Portanto, pode-se afirmar que há carência de investimentos em recursos, o que dificulta a inclusão na educação (Melhore a apresentação dessa discussão).

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário citar a ausência de acessibilidade nos espaços públicos, evidenciando um problema não apenas na mobilidade, mas também na prática da educação através da cidadania. Para o professor brasileiro Paulo Freire, a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo; partindo da perspectiva que a transformação da sociedade exige participação no meio social, é inviável a presença de deficientes visuais na atuação política, uma vez que os espaços públicos não contam com estrutura favorecida e acessível.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) a indisponibilidade de recursos adaptados nas escolas e a falta de espaços públicos acessíveis dificultam a inclusão de deficientes visuais na educação. Isso posto, é dever do Estado por meio do Ministério da Educação garantir recursos como impressoras em braile na instituições de ensino, além de investimentos em infraestrutura por meio da implantação de piso tátil em calçadas, promovendo o pleno cumprimento da Constituição e inclusão de todos na sociedade.​​​​​​​ (Faltou o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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