De acordo com o Artigo 5° da Constituição federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, é evidente que não há igualdade em vista dos obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência visual no acesso à educação. Nesse contexto, é válido ressaltar que a falta de estrutura nas instituições educacionais e a ausência de acessibilidade nos demais ambientes são barreiras na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação e nos demais espaços sociais.
A princípio, é notório a negligência governamental, haja vista a falta de recursos e estrutura adequada em escolas. É fato que a disponibilidade de materiais diversos e adaptados para estudantes portadores de algum tipo de deficiência permite melhor aprendizagem, como por exemplo impressões em braile e recursos de descrição em áudio. Portanto, pode-se afirmar que há carência de investimentos em recursos, o que dificulta a inclusão na educação (Melhore a apresentação dessa discussão).
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário citar a ausência de acessibilidade nos espaços públicos, evidenciando um problema não apenas na mobilidade, mas também na prática da educação através da cidadania. Para o professor brasileiro Paulo Freire, a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo; partindo da perspectiva que a transformação da sociedade exige participação no meio social, é inviável a presença de deficientes visuais na atuação política, uma vez que os espaços públicos não contam com estrutura favorecida e acessível.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) a indisponibilidade de recursos adaptados nas escolas e a falta de espaços públicos acessíveis dificultam a inclusão de deficientes visuais na educação. Isso posto, é dever do Estado por meio do Ministério da Educação garantir recursos como impressoras em braile na instituições de ensino, além de investimentos em infraestrutura por meio da implantação de piso tátil em calçadas, promovendo o pleno cumprimento da Constituição e inclusão de todos na sociedade. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |