Como afirmou o professor Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, assim é possível compreender que a existência por si só da estrutura e dos meios sem a inserção da sociedade e dos problemas presentes nela dentro do espaço educacional, tanto a sociedade quanto a educação não avançam, porque não trazem respostas às necessidades sociais. Desse modo, é essencial estruturar o espaço de aprendizado para atender os diversos grupos sociais, dentre eles as pessoas com deficiência visual. Tal medida, pode ocorrer por meio de práticas inclusivas que sejam específicas para o ponto em questão, como: adaptações estruturais e preparação do corpo escolar e da sociedade. (Melhore a contextualização)
A preparação do corpo escolar por meio de métodos inclusivos e específicos para o grupo em questão como : ministrar aulas com materiais apropriados, gravar aulas que contenham descrição mais detalhada dos conteúdos, descrever as figuras para os alunos, caracterizar as imagens e posições são alguns dos meios que possibilitam transmitir conteúdos sem comprometer a qualidade do que é informado aos demais alunos, assim como propicia que docentes e discentes com deficiência visual tenham (Melhore essa construção) acesso adequado ao conteúdo.
(Melhore a estratégia coesiva) Assim como, (Sem vírgula) a escola precisa ter materiais em braile para que os docentes e os discentes com cegueira possam ter acesso aos conteúdos, esses que devem ser os mesmos ensinados para os demais alunos para não representar ato discriminatório. Medidas como essas garantem que o aprendizado seja uniforme para todos, logo igualdade de aprendizado. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) A estrutura escolar com caminhos sinalizados, sinais sonoros, passeios e salas sem desvelamento ou buracos no piso são alguns pontos que tornam a escola inclusiva e também mais segura para a locomoção de pessoas com deficiência visual, desse modo a tornando mais convidativa para a matrícula e continuidade desse público na escola.(Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Atrelados aos fatores citados, políticas públicas que visem a continuação dos alunos em sala, (Sem vírgula) são fundamentais, como capacitação de todos os envolvidos, seja das pessoas que fazem a limpeza, alunos, pais e mães, cozinheiros e cozinheiras para que possa lidar com questões específicas das pessoas com cegueira, já que essas podem ter necessidades específica. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Assim, é possível trazer que a inclusão é um meio que provoca mudanças sociais importantes não apenas para as pessoas com deficiência visual, mas para todo o corpo escolar e social, já que é preciso o engajamento e apoio contínuo de todos. Mas é fundamental a preparação estrutural da escola, capacitação de professores, alunos e adaptações de materiais. Do mesmo modo, é fundamental implantar políticas públicas que tragam resultados no longo prazo e que prepare a sociedade continuamente para respeito e inclusão do grupo em questão. Desse modo, é possível garantir que os alunos cegos ou com baixa visão tenham as mesmas oportunidades educacionais que os demais estudantes.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturada e explorada de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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80
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Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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160
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Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 600
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
120 |
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
640 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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