No livro Utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, com ausência de conflitos e problemas. No entanto, na conjuntura contemporânea, o cancelamento virtual tem causado grandes impactos na saúde mental dos usuários, tendo como impulsores a negligência social e o não aceitamento de opin kitiões distintas. Tendo em vista isso, é fundamental que medidas competentes sejam realizadas para alcançar uma harmonia coletiva.
Em primeira análise, tem-se a desatenção do corpo social como causa principal da problemática. Diante disso, é observado que as pessoas não valorizam a situação atual de outros cidadãos, visto que alegam tais fatos como pegadinhas ou falsos e argumentam contra o que está exposto, apresentando falas com conceitos violentos e difamatórios. Nesse sentido, pode-se ter como consequência a insegurança e o desconforto a frente dos comentários. Assim, é necessário que a sociedade deve estar ciente do que está expresso, prevalecendo a consciência humana, como o cientista alemão Albert Einstein afirma. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desconsideração voltada para os pensamentos dos usuários do mundo virtual é algo notório na realidade moderna. Desse modo, pode-se comparar o filme Rede de Ódio, um drama polonês, com o cenário cotidiano, onde pode haver desentendimentos entre ambos os lados e manifestar discursos não amigáveis. No entanto, esse tipo de comportamento pode prejudicar a vida presencial, como, por exemplo, a aparição de doenças mentais como ansiedade, depressão, dentre outras.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos mencionados, urge que a sociedade, promotora de debates e mobilizadora de mudanças, deve se policiar diante do que se é mostrado, por meio de campanhas publicitárias e reflexões profundas desenvolvidas pela mesma, visando amenizar novos casos das problemáticas expostas. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore as discussões de modo mais produtivo e com mais clareza. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |