É visto que o ambiente virtual tornou-se um local propício para troca de ideias, isso deve-se muito à crescente adesão aos smartphones, que democratizaram o acesso à informação. Entre tanto, o mesmo ambiente que popularizou a troca de ideias, hoje se vê em um empasse, onde seus usuários podem a todo e qualquer momento estar no crivo da opinião popular, se antes apenas os grandes redatores de jornais e revistas sofriam com os julgamentos do público, hoje os usuários das grandes mídias sociais assumiram esse papel. (Melhore a contextualização)
O chamado cancelamento virtual pode partir por opiniões políticas, sociais, econômicas, esportivas ou apenas pelo ato da intolerância à opinião contrária, e na tentativa constante de autoafirmar uma opinião e se colocar em posição de superioridade. Onde a outra parte é vista como um adversário a ser derrotado. Diferente de um debate de opiniões, o cancelamento visa anular e demonizar o outro eloquente, que ainda será perseguido e condenado por sua opinião. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Os reflexos negativos dessa prática não se restringem apenas à internet, a prática do cancelamento toma proporções na vida social tanto de quem sofre com ela quanto de quem a pratica. O chamado cancelados se veem privados de uma ato básico e constitucional de expressar suas opiniões por medo de serem não só cancelados, mas perseguidos, ao mesmo tempo que alimentando uma falsa ideia de poder para os autores do cancelamento que acabam por espelhar esse comportamento fora das redes, todo essa dinâmica nos resulta em uma ditadura virtual.
(Melhore a estratégia coesiva) Aos cancelados resta o ostracismo da concordância e sessões de terapias. O cancelamento não nos traz nada de positivo, se trata apenas de um movimento autoritário que tenta deslegitimar o direito à opinião, ao passo que extingue nossa capacidade de tolerância. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reelabore e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |