Atualmente, no cenário brasileiro é perceptível o amedrontamento ao boicote virtual gerado pela redes sociais. As preocupações da sociedade aos possíveis cancelamentos trazem receios para a expressões de suas opiniões, como é visto no programa de televisão BBB24 onde a participante Vanessa Lopes Ramalho sofre com um surto psicótico, (Sem vírgula) após a sua insegurança de estar sendo cancelada fora da do reality show. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A internet é o lugar propício aos ataques na moral de um individuo, contudo, aqueles que estão envolvidos ao compartilhamento de ódio não possuem nenhuma consequência de seus atos. A cultura do cancelamento logo é esquecida pela a internet, mas a vida da vítima não continua no seu habitual. (Melhore a apresentação)
(Melhore a estratégia coesiva) Muitos do que sofrerem lixamento virtual são recebidos com ameaças, a perda do emprego e ao isolamento virtual, em resposta dessas ações alguns acabam cometendo suicídio. (Melhore o encadeamento) Enquanto os causadores de tais atos continuam propagando o ódio.
(Boa estratégia coesiva) Com isso, é necessário a intervenção do Estado, a conscientização da sociedade e a punição desse ato. Sendo o cancelamento discutido pela população para que não haja desinformação e, (Sem vírgula) assim a internet seja u, lugar mais seguro aos seus usuários. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Evite uma argumentação limitada. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |