redação 5569 - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 25/01/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em janeiro de 2024, Jéssica, uma jovem de pouca frequência no meio virtual, foi vítima de cancelamento nas redes sociais por uma suposta relação com o influenciador Whindersson Nunes, e por não suportar a pressão das críticas, aderiu ao suicídio. Situações como a de Jéssica evidenciam que o Brasil se mostra ineficiente no que diz respeito à ordem do "mundo virtual". Com efeito, a solução da organização das redes sociais pressupõe que se combata não só a invisibilidade da opinião de pessoas como Jéssica, mas também a omissão estatal no que diz respeito à segurança virtual.

Diante desse cenário, o cancelamento virtual fragiliza a dignidade humana. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla) - assegura que os indivíduos fazem jus aos direitos básicos, a exemplo da liberdade de expressão. Ocorre que, no meio virtual, as pessoas estão distantes de vivenciar os benefícios previstos pelas Nações Unidas, sobretudo por conta da falta de uma legislação internacional que trate também da segurança virtual. Assim, se o cancelamento virtual permanecer, os direitos firmados em 1948 serão somente uma utopia.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inércia estatal inviabiliza o combate ao ataque virtual. A esse respeito, o filósofo inglês John Locke desenvolveu o conceito de "contrato social", a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que, por sua vez, garantiria direitos inalienáveis à população. Todavia, casos de cancelamento - como o de Jéssica - evidenciam que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, na medida em que cada vez mais pessoas perdem sua saúde mental como consequência de "linchamentos virtuais". Desse modo, enquanto a inércia estatal - de qualquer país - se mantiver, o mundo será obrigado a conviver com uma das mais cruéis consequências de mazelas dos direitos: o medo virtual.

(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para combater o cancelamento virtual. Nesse sentido, o Poder Público, por meio do Congresso Nacional, deve colocar em pauta discussões acerca da segurança no meio digital, sugerindo a criação de um acordo internacional que penalize judicialmente qualquer ação digital que tenha como objetivo prejudicar a segurança moral de um indivíduo. Essa medida terá como finalidade garantir a liberdade de expressão no meio virtual e de assegurar a interação saudável na internet, tornando o mundo livre, justo, e solidário. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
Compartilhar resultados!