Ao se discorrer sobre os impactos do cancelamento virtual na saúde mental das pessoas é importante analisar alguns aspectos relacionados a essa temática. Nesse contexto, é importante expor os limites éticos da comunicação digital e elencar seus efeitos no bem-estar emocional. Inicialmente, deve-se destacar que, (Sem vírgula) a falta ou o pouco de dispositivos legais que controlam esse espaço da comunicação digital faz com que se crie um “tribunal da internet”. (Melhore a contextualização)
Diante disso, percebe-se o crescimento de casos como foi o do humorista Whindersson Nunes e a estudante Jessica Canedo, no qual, (Sem vírgula) notícias falsas sobre um suposto envolvimento amoroso de Canedo com Nunes foram disseminadas pela mídia digital, a repercussão foi tamanha que a garota, a qual já sofria de depressão, cometeu suicídio. Logo é crucial que medidas legais devem ser tomadas para inibir futuros casos como esse.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo a isso, ainda é possível acrescentar a questão dos efeitos no bem-estar emocional. Ademais, observa-se que vítimas do cancelamento virtual, isto é, a exposição a críticas impiedosas e a sensação de ser rejeitado por uma audiência ampla podem levar a sentimentos de ansiedade, depressão e baixa autoestima. Desse modo, segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), em 2022, os casos de transtornos mentais têm aumentado ano após ano, fazendo com que o Brasil se torne o país da américa latina com maior prevalência desses transtornos.
(Boa estratégia coesiva) Depreende -se, portanto, que o cancelamento virtual é assunto de interesse comum para a construção de uma sociedade mais justa. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio de propagandas em televisão e em mídias sociais de grande alcance como o Instagram e o X, realizem campanhas que informem os impactos negativos ocasionado por essa cultura do banimento, a fim de que se possam ter controle dos efeitos ocasionados pelo “tribunal da internet”. Afinal, um Estado democrático tem como princípio o respeito da dignidade da pessoa humana. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |