Ao considerar o atual contexto virtual, especialmente os das redes sociais, nota-se uma expressa necessidade de haver um filtro ou um monitoramento para determinados comentários lá expostos. Uma notícia falsa, um comportamento inadequado, ou qualquer atitude, desde que diversa ao que é “politicamente correto”, pode tornar um indivíduo um alvo do cancelamento, e consequentemente uma vítima com os mais variados transtornos e medos psicológicos.
Primeiro, é preciso entender o que leva um sujeito a “cancelar” alguém. É possível lista alguns motivos para uma pessoa excluir a outra, o efeito manada é um deles. Um indivíduo que deseja integrar um determinado grupo (ideológico, religioso, político, etc.), (Sem vírgula) acaba agindo conforme as regras ditadas pelos mesmo, ainda que de forma inadequada ou ilegal. Além desta, outra causa a ser mencionada, (Sem víirgula) é o pensamento de que um perfil virtual falso protege a verdadeira identidade do humano “atrás da tela”, o que não é verdade, apesar de encorajar “os julgadores da internet” a comentarem as mais variadas barbaridades, promover o ódio e expor fake news.
(Boa estratégia coesiva) Segundo, independente do motivo, o resultado é quase sempre o mesmo na maioria dos casos: problemas psicológicos. Para exemplificar, um caso marcante de cancelamento ocorreu em 2021, no reality Big Brother Brasil (BBB). A ex-BBB Karol Conká foi duramente criticada ao praticar violência psicológica contra outro participante, Lucas Penteado. Quando ela foi eliminada, bateu o recorde de rejeição do programa, exatos 99,17%. Tempo depois, após uma série de boicotes virtuais e cancelamentos, a artista revelou numa entrevista a vontade de tirar a própria vida na época, "Pensei em suicídio, planejei. Cheguei nesse nível (…)”. Esse exemplo não é para defender a atitude dela durante o programa, mas para mostrar que um erro não justifica outro, e que a internet não é um tribunal, nem seus usuários são juízes. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, observa-se no decorrer do texto que para fazer parte de um grupo ou simplesmente comentar na internet por meio de um perfil falso, alguns sujeitos acabam transformando pessoas saudáveis mentalmente em pacientes com problemas psicológicos. Diante disso, algo precisa ser feito por parte das empresas gerenciadoras de sites e aplicativos dentro do universo rede social. O principal ato a ser praticado é a restrição de perfis falsos e comentários ofensivos, que muitas vezes (Vírgula) mesmo denunciados ao próprio moderador, continuam a existir e espalhar boatos que ferem os demais usuários. Outra parte importante na resolução do problema, (Sem vírgula) são os próprios usuários das redes sociais, que devem não só fiscalizar os comportamentos alheios inadequados, como também os próprios, para não “cair” no efeito manada. Isso e mais um pouco de empatia pode tornar o convívio virtual melhor. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto, respeitando sempre o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |