O surgimento da internet durante a Guerra Fria era restrita a fins militares, após esse período, democratizou-se para o mundo, de modo que as pessoas formaram redes sociais com aspectos positivos e negativos. Nesse sentido, percebe-se que o cancelamento virtual é uma realidade desfavorável na rede mundial de computadores e constitui um grave impasse, na medida em que impacta a saúde mental das pessoas. Dessa forma, é necessário analisar as consequências dessa perspectiva.
Em primeira análise, o cancelamento nos aplicativos das redes consiste em cancelar pessoas que pensam diferente da maioria ou por preconceito. Isso prejudica a diversidade social, a democracia e a saúde mental, pois os internautas moldam o comportamento para serem aceitos no ambiente online e não serem perseguidos por suas opiniões e liberdades de expressão. Nessa lógica, é nítido que isso causa transtornos na saúde, visto que o medo de expressar e de ser atacado prejudica-a.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os ataques virtuais gera não só depressão, mas também ansiedade uma vez que eles agridem mentalmente as pessoas como os discursos de ódio e "fake news". Nessa lógica, esse panorama drástico fere a dignidade do ser humano, o que resulta em várias vítimas com danos psíquicos as quais precisam de auxílio da saúde pública. Essa situação (Vírgula) se não resolvida logo, vai continuar há aumentar os casos de suicídio como o da jovem Jéssica, acusada de forma errônea de se relacionar com Whinderson Nunes, humorista.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que o governo federal em parceria com os poderes Legislativo e Judiciário formulem políticas públicas de combate aos ataques virtuais como identificar internautas os quais fere a dignidade das pessoas na web para que sejam tomadas as medidas cabíveis dentro do direito digital (Vírgula) a fim de que os casos diminuam e tenhamos menos impactos dessa violência online. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |