[Sem título] - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 23/01/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Control Z" (Vírgula) produzida pela Netflix, um usuário anônimo utiliza seu perfil de rede social para expor os personagens da trama, fazendo com que os segredos obscuros dos mesmos sejam revelados, estabelecendo por meio das postagens, (Sem vírgula) cancelamentos, brigas e principalmente bullying. No panorama atual, é possível evidenciar a normalização do cancelamento virtual, deixando de lado a preocupação com a saúde mental dos usuários.

Primeiramente, a internet sendo um meio para que as pessoas possam expressar suas opiniões torna ela mais perigosa aos que consumem. Ademais, os comentários em publicações podem chegar a crimes extremos como injúria racial, homofobia, difamação e calúnia, fazendo com que os praticantes respondam por tais práticas. 

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, os julgados pelos usuários da rede, além de serem levados ao esquecimento social, são fragilizados por este crime afetando, desta forma, sua saúde mental e indagando a pensamentos suicidas e também afastamento social, gerando traumas e depressão na maioria dos casos. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o filósofo grego Platão, a tolerância é o mais alto nível de educação. Entretanto, nas redes sociais não é possível distinguir o respeito entre quem faz uso diário das mesmas ocasionando em ira, tristeza, e diversos discursos de ódio.

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, conclui-se que é de responsabilidade da mídia criar, por meio de campanhas e grupos de apoio, uma forma de abolir o cancelamento virtual, propagando a empatia virtual e a gentileza dos desfrutadores de mídias sociais. (Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200