Na sombra do muro - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 02/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Numa sociedade onde a violência 1 aprisiona as pessoas e o crime organizado está no controle, as autoridades, perdidas, encontram uma solução2. Surge um muro, com3 a máscara singela de preservação ambiental e com a intenção sombria de camuflar a pobreza. 

Como se já não bastasse para as classes mais desfavorecidas4 viver em suas favelas caóticas, sujas e esquecidas pelo 4(,) ainda terem que conviver com a idéia de estarem cercados, por um muro, de 3 metros de altura ao seu redor deve ser assustador. 5

Imaginem se esta fosse realmente a solução, centenas de comunidades, favelas e morros limitados, ou melhor, aprisionados. O Rio de Janeiro teria certamente mais um atrativo turístico: os pobres favelados em sua imensa jaula, emparedados, proibidos até de conviver com a natureza tão linda e tropical que os cerca. "E que se dane a população, vamos cuidar da nossa natureza!" (,) dizem as autoridades com textos pré-decorados(,) manipulando, ou tentando manipular as pessoas. 

Este polêmico muro é só a confirmação de que o controle da violência, a redução da probreza, a básica infra-estrutura nas favelas não são prioridades para o Governo, que toma decisões extremas como esta, colocando para dentro das prisões a própria população e não os criminosos.

Comentários do corretor


Olá, agradecemos por enviar sua redação! Vamos ver juntos algumas observações? Nosso intuito aqui é ajudá-lo a melhorar cada vez mais! Vamos lá!

Considerações:

1. O termo "já" é desnecessário. Veja a oração sem ele: Numa sociedade onde a violência aprisiona...

2. Incoerência: as autoridades, perdidas, encontram uma solução? Ou encontram uma solução ou estão perdidas! Percebe a confusão que pode gerar? É melhor dizer: as autoridades acreditam ter encontrado uma solução.

3. O muro não está "com" uma máscara, mas "sob" uma máscara, quer dizer, por trás dela. Fica melhor, não é mesmo?

4. Não é necessário dizer "classes menos favorecidas", além de ser um jargão, ainda denigre a imagem das pessoas que moram nas favelas, concorda?

4. Da mesma forma é a continuação da consideração "4", a qual está grifada. Observe como a linguagem está pejorativa e ofensiva!

5. A oração "Deve ser assustador" está desprendida do todo. Coloque-a em um período e desenvolva-o mais!

Considerações adicionais:

As vírgulas em vermelho são desnecessárias, as que estão em parênteses são as que foram esquecidas!
Em conformidade com o novo acordo ortográfico, a palavra "infra-estrutura" passa a ser escrita sem o hífen: estrutura. No entanto, é só uma observação, já que velha e nova ortografia estarão convivendo sem problemas até dezembro de 2011.

Avaliação final:

Suas ideias são boas e seus argumentos também. O que falta é desenvolvê-los! Sempre releia o que escreveu e se coloque no papel de leitor, pois dessa forma, irá prevenir erros gramaticais, períodos confusos ou que precisam ser mais desenvolvidos.

Sua conclusão foi ótima! Sucesso para você e continue enviando suas redações! Teremos prazer em ajudá-lo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente