O escritor Carlos Drumoond de Andrade, em seu poema "No meio do caminho", retrata, de modo figurado, os contratempos que o ser humano sofre em sua jornada. Analogamente, esse preceito assemelha-se á luta cotidiana dos impactos do cancelamento virtual na saúde mental, visto que o cancelamento constuma ter um poder influente sobre ás vítimas. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolve não só ao hábito de ostracismo, mas também ao desprezo público diante desse quando alarmante.
Em primeiro plano, é lícito postular a ausência de medidas governamentais para combater o hábito do ostracismo. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além de direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades. O hábito do ostracismo é basicamente o banimento ou exilo de algum membro da sociedade, tendo como consequência o sentimento de solidão que é causado nas vítimas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o desprezo público também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) (Vírgula) um a cada dez estudantes já foram ofendidos nas redes sociais. Partindo desse pressuposto, percebe-se que o desprezo, (Sem vírgula) traz invisiblidade para as vítimas fazendo com que elas se tornem desrespeitadas e excluídas da sociedade. Destarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o desprezo social e público contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados. Assim, o Tribunal de Contas da União, (Sem vírgula) deve direcionar capital que, por intermédio de profissionais psicólogos, será revertido em ajuda e tratamento as vítimas do cancelamento, uma vez que vulneráveis na sociedade, (Sem virgula) necessitam de apoio emocional para lidar com a situação de maneira eficaz e objetiva, acabando com este mal de uma vez por todas. Dessa formal, tirando as pedras do caminho, construir-se-á um Brasil mais democrático.
Comentários do corretor
Explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |