A era digital revolucionou a forma de socialização humana e é predominante nas relações sociais vigentes. Nesse cenário, o fenômeno do cancelamento virtual tem causado grandes impactos na vida das pessoas. Isso ocorre em virtude da necessidade natural do ser humano de ser aceito socialmente e de que maneira essa aceitação afeta a sua saúde mental.
De início, cabe destacar que a sociabilidade é algo inerente às relações sociais. Segundo o sociólogo Zigmunt Brauman (Vírgula) a ausência do contato pessoal, que é consequência da era digital, promove a falta de empatia, a ostentação e a cobrança social e estética, padrões que, quando não alcançados de maneira satisfatória, são alvos de críticas desenfreadas por parte dos usuários da rede. Desse modo, a aceitação social das pessoas que se submetem ao convívio digital está sujeita ao julgamento desenfreado e inconsequente dos atores digitais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a exposição desregrada e desnecessária nas redes sociais pode incitar a cultura do cancelamento, que muitas vezes é embasada em padrões inatingíveis, gerando uma expectativa que jamais será alcançada. Sendo assim, a saúde mental dos usuários torna-se cada vez mais vulnerável a esse tipo de comportamento.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os impactos do cancelamento virtual na saúde mental podem gerar sérios danos, como ansiedade, depressão e até mesmo levar ao suicídio. Dessa forma, se faz-se necessária uma intensa fiscalização por parte do poder público no meio virtual, para identificar e responsabilizar os adeptos desse hábito. Por outro lado, é indispensável o acompanhamento por parte dos profissionais de saúde mental e da rede de apoio familiar para prevenir e dirimir os possíveis efeitos dessa prática. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |