"Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa Humanidade". A declaração realizada pelo físico - Albert Einstein - ao ser analisada sob a atual conjuntura do país, nos permite refletir sobre como a cultura do cancelamento está sendo negligenciada no tecido social brasileiro, pois está afetando a vida de muitas pessoas. Nesse sentido, fatores como o preceito da punição em consonância com o abalo mental, não podem ser desprezados, visto que esses são os principais elementos relacionados com a problemática.
De partida, a web é o principal meio de disseminação de ódio, já que o anonimato gera a impunidade contra crimes cibernéticos no Brasil. Não obstante, usuários com ideologias heterogêneas vêm sendo atacados e tendo sua imagem denegrida. Se por um lado a inequidade revoga a proteção ao cidadão, por outro, a própria sociedade quer fazer justiça. Todavia, é inadmissível que por mais que o indivíduo fira a algum código de ética, ele seja julgado com punição sem o pleno direito de ampla defesa.
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, vale ressaltar que os danos psicológicos causados às vítimas são irreparáveis. Tal fator compromete a vida dentro e fora o ambiente virtual. À luz de Virgínia Woolf – Escritora – “De tudo que existe, nada é tão estranho como as relações humanas, com suas mudanças, sua extraordinária irracionalidade”, permite refletirmos acerca da hodierna situação enfrentada.
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, é importante que o Estado tome providências para alterar o quadro atual. Para que seja assegurado principalmente o direito da livre manifestação do pensamento, urge que a Anatel¬ – órgão que regula a internet – regule, por meio de leis e protocolos (Vírgula) o devido uso da rede no que tange a privacidade da nação. Assim, será possível em médio prazo melhorar a realidade da sociedade brasileira que está vivendo com a temática em questão. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 880
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
40 |
Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
80 |
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
40 |
Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
320 |
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |
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