A internet é uma ferramenta muito importante e está cada vez mais presente nos dias atuais. Dentre os objetivos, para os quais foi criada, estão a de oferecer um espaço interativo para as pessoas difundirem seus conhecimentos e opiniões com os demais usuários das diferentes plataformas. Porém, o que estamos observando, (Sem vírgula) é que algumas pessoas ou grupos de pessoas não aceitam determinadas opiniões e estes não se contentam apenas em contra argumentar, eles também querem que aquela pessoa ou o grupo, que defendeu a ideia ou ponto de vista, seja de alguma forma punido pelo que disse ou defendeu, e usam o cancelamento para isso. Isso mostra que algumas pessoas ainda não estão prontas para conviver com opiniões diferentes da sua ou do grupo do qual faz parte. Essas são taxadas de intolerantes. (Reestruture e formule a tese)
Mas, como isso ocorre? Quando buscamos determinados assuntos na internet existem algoritmos que identificam nossas preferências e estes passam a nos recomendar assuntos relacionados e também pessoas que concordam com aqueles assuntos, assim se formam os grupos. Até aqui tudo bem, o problema ocorre quando os grupos com ideias divergentes travam verdadeiras guerras virtuais, que envolvem xingamentos, ameaças, difamação, calúnias e etc. Essa situação coloca um alvo negativo em pessoas comuns dando a sensação que todos estão contra ele(a). O impacto psicológico disso é imenso e deixa traumas que talvez não possam ser suportados. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) É extremamente necessário combater esse comportamento. Primeiro, e talvez o mais importante, seria tomar medidas de prevenção, precisamos de campanhas de conscientização. Os meios de comunicação e as próprias plataformas nas quais os ataques acontecem devem colocar o tema da intolerância das ideias em evidência, explicando que nem sempre os outros vão concordar com suas opiniões, e que isso não é motivo para revolta e não justifica o linchamento virtual.
(Melhore a estratégia coesiva) A pluralidade dos discursos nos leva a conhecer os diferentes pontos de vista sobre determinado assunto. Censurar ou intimidar outras opiniões, além de não ser justo, pode impedir que conheçamos as consequências de determinada ação ou até outras opções mais eficazes de alcançar o mesmo objetivo. E por último fazer com que as pessoas que promovem cancelamentos se coloquem no lugar de quem está sendo cancelado, fazendo ela refletir, será que eu suportaria se o mesmo acontecesse comigo?
(Melhore a estratégia coesiva) O segundo ponto é usar a lei como ferramenta de combate. A liberdade de pensamento é um dos princípios da democracia e está previsto na declaração universal dos direitos humanos, artigo 19. Ou seja, uma vez que um indivíduo ou um grupo cerceiem a opinião de alguém, eles devem ser enquadrados na lei e punidos de forma justa, considerando os danos que causaram a parte prejudicada
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |