Segundo uma notícia publicada no site Jusbrasil (Vírgula) no qual informa que: " Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbulling e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação". Infelizmente no Brasil essa prática tem se tornado comum em redes sociais quando uma pessoa comete um erro publicando algo de caráter negativo e os demais usuários julgam, ofendem, e agridem com comentários e mensagens, se tornando assim juízes do cancelamento. (Reelabore e formule a tese)
Quando uma pessoa é cancelada, não apenas sofrem com as agressões (Vírgula) mas também acabam por ser excluídas de círculos sociais, se isolam, alguns desenvolvem ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos por pensarem tanto na opinião alheia. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente (Vírgula) portanto, a necessidade de garantir respeito, liberdade e justiça na internet para todos no Brasil. Destarte, o governo federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com apoio do Ministério das Comunicações, a partir de medidas governamentais destinadas a pasta, deve disponibilizar programas, notícias nas vias de comunicação, palestras em escolas, à fim de informar a todos que tais atos levam a penalidades severas e incentivar o diálogo para a resolução de problemas. Dessa maneira, com a conjuntura de tais ações os brasileiros podem se conscientizar e ter mais respeito e empatia pelo próximo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |