O cancelamento virtual é uma problemática oriunda de manifestações sérias por justiça, como o movimento de hashtag Me Too, que se estenderam até situações cotidianas nas mídias digitais. Atualmente, se tornou um tribunal público onde qualquer um pode se tornar juiz e com o apoio de massas decidir uma sentença, seja ela justa ou não, e geralmente aplicada por meio de linchamentos e perseguição online. Tal situação é explicada pelo conceito do sociólogo francês Pierre Bourdieu, "Violência Simbólica", no qual as crenças sociais induzem o indivíduo a se posicionar a partir de critérios e padrões do discurso dominante. Sendo o meio virtual uma extensão da vida de grande parcela da sociedade contemporânea, são inegáveis os impactos do cancelamento, principalmente na saúde mental das vítimas, como o surgimento de doenças psicológicas e até o suicídio.
Segundo dados fornecidos pelo jornal Datafolha, quase 70% da população, principalmente os maiores de trinta anos e os adolescentes, são a favor do cancelamento virtual e de algum tipo de punição como resultado. Esta punição, no entanto, vem por meio de uma manifestação violenta de críticas, ataques e difamação em todas as redes sociais da pessoa, especialmente no X (antigo twitter) (Reveja essa informação). Um exemplo está no documentário "O Dilema das Redes" e uma de suas personagens, que tem sua autoestima reduzida após seu corpo ser alvo de críticas na internet e entra em depressão. No contexto de uma sociedade em hiperconectividade, se dificulta separar o virtual e o real, e as consequências podem ultrapassar as telas e resultar no declínio da saúde mental.
(Boa estratégia coesiva) Além de sintomas como o isolamento, fobia social e ansiedade, a perseguição nas redes sociais também pode levar a transtornos cada vez mais graves, e em alguns casos, no autocídio. Recentemente, ao ser falsamente acusada de ter um relacionamento com um influencer, a jovem Jéssica Canedo foi alvo de uma onda de julgamento popular nas redes. Já tratando de depressão, a mesma acabou se suicidando ao não aguentar a pressão do julgamento de milhares de pessoas online. É possível analisar através deste caso como o cancelamento virtual é prejudicial e perigoso à saúde mental do internauta.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, são notáveis os diversos impactos sobre a disposição mental dos que se tornam vítimas deste caça às bruxas online. Conforme o Código Penal, "Fazer justiça com as próprias mãos" é um crime passível de indiciação e punição. Assim, é necessário que o Poder Legislativo, a partir de uma comissão para a revisão e criação de leis sobre crimes no âmbito virtual, disponha de multas e sanções mais duras às empresas responsáveis pelas redes sociais. Deste modo, haverá o aprimoramento das ferramentas de denúncia já existentes, assim como a criação de novas, para melhor controle do conteúdo acessado e produzido pela comunidade civil. Somente com leis e medidas a reforçar o melhor convívio na internet, movimentos de propagação de ódio na rede poderão ser reprimidos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |