Na música “yes, and” da cantora Ariana Grande, o refrão reflete sobre a opinião da artista em questão dos recentes comentários de cancelamento sobre ela que percorrem pela internet. Assim como na canção, hodiernamente, inúmeras pessoas sofrem impactos do cancelamento virtual, incluindo na saúde mental. Sendo assim, os estigmas dessa realidade são o desencorajamento de participação e interação ativa dos cidadãos e uma sociedade mais instável mentalmente.
Nessa perspectiva, os comentários indesejados do cancelamento partem da premissa de punir e excluir o indivíduo, levando-o a passar por experiências negativas. Logo, há o comportamento por parte do cidadão de se afastar das interações que o coloquem em situação de exposição, diminuindo a sua a participação ativa na sociedade. Portanto, segundo a análise crítica de Daniel Dennette, filósofo, há contrariedade da função social da tecnologia, embora essa seja responsável pela ocorrência da maioria das inovações nos últimos anos, é motivadora, também, do estado de caos da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com a série “Love Alarm”, em que o personagem se suicida devido as críticas que ele sofre na internet, é notório o quanto a cultura de cancelamento atinge as pessoas, afetando negativamente a saúde mental. Sendo assim, a vítima se torna cada vez mais desestabilizada e incapaz de viver sua própria vida normalmente, havendo a necessidade de um especialista que tente ajudá-lo a se recuperar.
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, para sanar as problemáticas ocasionadas pelos impactos do cancelamento virtual na saúde mental, o Poder Judiciário - órgão responsável por interpretar e fiscalizar o cumprimento das leis- deve intensificar a vistoria dos crimes de cyberbullyng, que também abrangem o ato de cancelamento, garantindo a execução melhorada do poder. Consequentemente, a sociedade será mais ativa e com melhores condições de saúde mental. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 320 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |