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Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 20/01/2024

Status:

Corrigida
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Na música “Scream”, do compositor americano Michael Jackson, é relatada uma resposta do cantor às críticas da mídia em relação às ações feitas por ele na sua vida pessoal. Com a evolução da internet, ações como essas têm sido muito comuns para difamar a ação cometida pela pessoa. Portanto, a falta de empatia na internet junto com a falta de comunicação assertiva, (Sem vírgula) faz com que essa cultura ocorra várias vezes.

Primeiramente, a falta de empatia na internet potencializa a ação do cancelamento, causando na pessoa atacada certos impactos negativos na saúde mental, como o sentimento de humilhação atrelada à depressão e à indução ao suicídio. Esses aspectos fizeram com que uma jovem, Jéssica, cometer suicídio após ser difamada, por causa de uma mentira que foi postada nas redes sociais. Nesse caso, é claro que a falta de empatia com ela causou um peso muito grande em sua consciência, pois ela acabou tirando a própria vida, pois se os usuários pensassem e se colocassem no lugar dela, provavelmente eles saberiam da dor pela qual a menina passou e talvez dariam apoio a jovem. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nessa mesma lógica, a falta de comunicação assertiva é ligada à falta de empatia e consequentemente é uma das razões para a cultura do cancelamento acontecer. Segundo Vera Iaconelli, doutora em psicologia pela USP e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, nós vivemos em um mundo em que as pessoas não conseguem se comunicar. Nessa lógica, a doutora também relata que o cancelamento torna o diálogo impossível. Sendo assim, todos os usuários deveriam ser mais assertivos na hora de comentar em postagens de ações que eles reprovam, pois assim acaba-se reintegrando a vítima e ensinando à ela que aquele feito é reprovável. Se todos comentassem dessa maneira, provavelmente as vítimas não sofreriam de problemas mentais.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, vê-se necessário que se tomem medidas para diminuir os casos de cancelamento, consequentemente diminuindo os impactos mentais causados por ele. Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação promova uma série de palestras falando sobre o assunto. Essas palestras devem ser mediadas por especialistas no assunto, além da possibilidade de postarem essas palestras em redes sociais, pois assim o tema fica bem mais esclarecido ao público. Sendo assim, com essa proposta é bem provável que casos esclarecidos na música de Michael Jackson, tendem a não ocorrer. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 280 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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