Na música “Scream”, do compositor americano Michael Jackson, é relatada uma resposta do cantor às críticas da mídia em relação às ações feitas por ele na sua vida pessoal. Com a evolução da internet, ações como essas têm sido muito comuns para difamar a ação cometida pela pessoa. Portanto, a falta de empatia na internet junto com a falta de comunicação assertiva, (Sem vírgula) faz com que essa cultura ocorra várias vezes.
Primeiramente, a falta de empatia na internet potencializa a ação do cancelamento, causando na pessoa atacada certos impactos negativos na saúde mental, como o sentimento de humilhação atrelada à depressão e à indução ao suicídio. Esses aspectos fizeram com que uma jovem, Jéssica, cometer suicídio após ser difamada, por causa de uma mentira que foi postada nas redes sociais. Nesse caso, é claro que a falta de empatia com ela causou um peso muito grande em sua consciência, pois ela acabou tirando a própria vida, pois se os usuários pensassem e se colocassem no lugar dela, provavelmente eles saberiam da dor pela qual a menina passou e talvez dariam apoio a jovem. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nessa mesma lógica, a falta de comunicação assertiva é ligada à falta de empatia e consequentemente é uma das razões para a cultura do cancelamento acontecer. Segundo Vera Iaconelli, doutora em psicologia pela USP e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, nós vivemos em um mundo em que as pessoas não conseguem se comunicar. Nessa lógica, a doutora também relata que o cancelamento torna o diálogo impossível. Sendo assim, todos os usuários deveriam ser mais assertivos na hora de comentar em postagens de ações que eles reprovam, pois assim acaba-se reintegrando a vítima e ensinando à ela que aquele feito é reprovável. Se todos comentassem dessa maneira, provavelmente as vítimas não sofreriam de problemas mentais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vê-se necessário que se tomem medidas para diminuir os casos de cancelamento, consequentemente diminuindo os impactos mentais causados por ele. Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação promova uma série de palestras falando sobre o assunto. Essas palestras devem ser mediadas por especialistas no assunto, além da possibilidade de postarem essas palestras em redes sociais, pois assim o tema fica bem mais esclarecido ao público. Sendo assim, com essa proposta é bem provável que casos esclarecidos na música de Michael Jackson, tendem a não ocorrer. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 280 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |