BBB: Blog do Boicote para o Brasileiro - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 18/01/2024

Status:

Corrigida
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“Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. A mesma analogia, proferida por um dos homens mais intrigantes do mundo – Jesus-, certamente pode ser usada no contexto do mundo digital em que a sociedade brasileira contemporânea está inserida, já que, quando um indivíduo em seus próprios canais de comunicação expressa uma opinião ou pensamento diferentes daqueles coletivamente aceitos, torna-se se torna “pecador” na ilusória e absurda “doutrina” das redes sociais, cujos muitos mestres fariseus estão prontos para "atirar pedras" nos inocentes transgressores. Nesse sentido, as “pedras”, ou melhor, uma delas, é o cancelamento virtual, que causa impactos traumáticos na saúde mental dos usuários da Web, traumas que ferem e podem ser fatais da mesma forma que uma rocha atirada no "profanador". Além disso, cada vez mais os usuários da Web caminharão para uma conformidade de pensamento e falta de senso crítico. Assim, medidas são mais que necessárias no Brasil para evitar que essa prática seja ainda mais invasiva. (Delimite as discussões iniciais)

Primordialmente, vale pontuar que o cancelamento virtual implica desconstrói séculos de lutas pela construção de direitos do homem e de liberdade de expressão, afinal, ao excluir e isolar um internauta por seu posicionamento, seja ele qual for, desde que não influa sobre os direitos fundamentais, resulta, infelizmente, em uma saúde mental debilitada: quadros depressivos, de pânico e ansiedade que envolvem os usuários em um “frenesi” para serem aceitos virtualmente. Isso seria ridículo se não fosse trágico, pois o cenário que se apresentou, no final de 2022 no Brasil, é um ótimo exemplo de como ondas de ataques e condenação digitais prejudicam a mente das vítimas: a jovem, Jéssica, tirou a própria vida, após ser “apedrejada” em suas redes sociais devido ao vazamento de supostas conversas privadas com o youtuber Whindersson Nunes. Dessa forma, os instrumentos que deveriam proporcionar aprendizado e bem-estar, - internet e afins - , na realidade estão sendo responsáveis por enviar inocentes para uma inquisição sob a forma de cancelamento digital, cujos impactos na mente perpassam para o físico. Logo, não há tempo a perder.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim é que outro gravíssimo impacto mental causado pelo cancelamento digital é o pensamento alienado dos cidadãos, visto que a paranoia de não serem julgados brutalmente nas redes sociais, os estimula a aderir a tendência midiática de opinião. Embora na realidade fora das telas não seja tão diferente, Milton Santos denomina essa prática como comportamento de manada que nesse contexto, a conformidade de pensamento e o desestímulo a opinião crítica são as chaves para que os indivíduos conectados não sofrem boicotes. Uma doutrinação inconsciente. Com efeito, não há surpresas quando no país, 67% dos estudantes de 15 anos não conseguem diferenciar fatos de opiniões de acordo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2021. Assim, certos debates se tornam "tabus" e certos pensamentos "cringes".

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, vale ressaltar que doenças mentais e falta de senso opinativo são os principais impactos desastrosos do cancelamento digital, por isso, campanhas do Ministério da Saúde em parceria com os principais canais de informação sobre saúde mental e cancelamento com objetivo de conscientizar e promover ações mais tolerantes nas redes socias,  (Melhore essa construção) podem ser eficazes na proteção de possíveis vítimas, dado que homem de Nazaré enfatizou sabiamente a não atacar com "pedras" a vida de seres humanos mesmo que sejam considerados "pecadores" aos olhos virtuais.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 40 Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 240 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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