[Sem título] - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 18/01/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal (CF/88), documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, a saúde mental dos internautas tem sido afetada devido à cultura do cancelamento nas redes sociais. Desse modo, cabe salientar as causas que disseminam essa problemática virtual em questão como também as consequências mentais para os usuários. (Melhore essa construção)

Inicialmente, vale destacar os motivos que corroboram para o boicote social e a relação com a saúde mental. Dessa forma, salienta-se que há uma utopia nas redes sociais do politicamente correto que não abre espaço para erros, o usuário que comete um deslize é ridicularizado coletivamente, até mesmo após se retratar ao público do fato imputado, e o que muitos não se atentam é para o impacto mental causado na vida das pessoas afetadas. Ademais, a falta de empatia com o próximo após um ato controverso na rede digital é motivo para um julgamento militante de cunho pejorativo, que às vezes de forma anônima descumpre o artigo 5° da CF/88, e tem o objetivo de isolar socialmente o internauta prejudicado, desestabilizar o emocional como também afetar a autoestima.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar as consequências da cultura do cancelamento na vida dos usuários da internet. Nesse sentido, os usuários que passam por um “cancelamento” são propícios a desencadearem problemas de ansiedade e depressão, principalmente pela falta de apoio social e preparo emocional, fato que muitos internautas não estão preparados para a enxurrada de críticas. Nessa perspectiva, avalia-se o caso do Podcast Flow, em que o seu âncora Monark após defender a ideia da criação de um partido nazista, contrariou princípios fundamentais da CF/88, e teve o seu cancelamento virtual com ataques em massa nas redes sociais que resultou na quebra de contratos empregatícios e publicitários, e afetou diretamente saúde mental e financeira do apresentador (Vírgula) tendo o mesmo que se exilar nos Estados Unidos.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, a cultura do cancelamento tem afetado drasticamente a saúde mental dos usufruidores da internet. Conforme preconiza o artigo 196° da CF/88 a saúde é direito de todos e dever do Estado. Dessa maneira, é urgente que o Ministério da Saúde insira em suas diretrizes a implementação de políticas públicas e campanhas publicitárias relacionadas ao amparo de pessoas vítimas nas redes sociais, como disponibilize um número telefone com o objetivo de prestar apoio psicológico e emocional as vítimas atacadas. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
Compartilhar resultados!