A fragilidade e a incoerência inerentes à mente humana nos brinda com a cultura do cancelamento, que se tornou mais um grande desafio social, gerado e alimentado dentro de grandes inspirações humanas : a internet e as redes sociais (levando a crer que a contradição entre genialidade e incoerência também nos é inerente). O que se acreditava ser um renovado espaço público de debate, por incluir muitos grupos historicamente marginalizados e violados em seus direitos, tornou-se uma arena de execuções sumárias onde todos são juízes e algozes concomitantemente.
As consequências dessa nova cultura de ódio virtual são amplas, devastadoras e muitas vezes irreversíveis. Como exemplo, a deterioração da saúde mental dos indivíduos ocorre principalmente pelo medo corrosivo que se forma não só nos cancelados, mas e em qualquer um usuário. Após uma turba virtual cometer um linchamento nas redes cria-se um ambiente de silenciamento e medo.
(Melhore a estratégia coesiva) Diversos relatos médicos atestam que as consequências psicológicas nos indivíduos é devastadora, à medida que pessoas perdem empregos, patrocínios, amigos por causa de um linchamento virtual, acentuam-se condições de depressão, pânico e desenvolvimento de fobias, podendo levar a pessoa ao suicídio, como recentemente ocorrido com a jovem Jéssica Canedo, vítima de bullying virtual por causa de uma postagem mentirosa sobre seu suposto caso com o ator Whindersson Nunes.
(Melhore a estratégia coesiva) Esse medo também afeta outros usuários, que preferem se abster do debate praticando a autocensura, o que desconstrói sua personalidade ao se sentir impedido de manifestar suas ideias, e assim impedido de evolução como um ser humano, gerando assim perigosos problemas psicológicos.
Naturalmente, num espaço tão tóxico como o das redes sociais altamente politizadas e fragmentadas ideologicamente, uma arena de execuções sem a promoção do debate lógico, as depressões, fobias e suicídios são as consequências devastadoras na saúde mental dos indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, se faz faz-se necessária e urgente uma legislação forte que regule o acesso às redes sociais, exigindo identificação do usuário com dados constantes nas bases de dados dos órgão públicos, como CPF e RG, e reconhecimento facial; facilitando assim identificação e responsabilização de "haters" e grupos de canceladores de forma legal e formulação de penas que não aliene o indivíduo, mas que o traga para a esfera do debate lógico e respeitoso. Assim cria-se um local saudável de debate público coerente e de aprendizado muito importante para os mais novos, gerando mentes saudáveis e adaptadas à democracia. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |