"O egoísmo dos indivíduos em grande parte é um produto da sociedade". A crítica do sociólogo Durkiem é verificada na cultura do cancelamento virtual através de informações disseminadas nas redes sociais que explica a autocensura e que causa um grande impacto na saúde mental.
Nesse cenário, ressalta-se de início, (Sem vírgula) que a influência das notícias falsas é um fator do problema. A Internet nos dá a facilidade de acesso às notícias, mas não garante a veracidade delas. Isso gera um boicote virtual de pessoas desapercebidas como desviantes. Aristóteles definiu "justiça" como a base da sociedade. De fato o ser humano nasce com sede de justiça, a sensação do linchamento virtual traz o pensamento de que quem julga está fazendo por uma boa causa sem se importar com o indivíduo julgado. Assim urge que canais de transmissão entendam sua influência sobre isso e mudem sua postura. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a autocensura generalizada nas redes sociais. Bourdieu define "violência simbólica" como a interiorização dos indivíduos por crenças limitantes. Tal violência está presente na cultura do cancelamento virtual, visto que, (Sem vírgula) pessoas optam por não expressar suas opiniões por medo do julgamento, gerando um ambiente de silenciamento, ansiedade e pânico. Dessa forma é preciso combater a violência simbólica para superar o problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário, para isso, influenciadores deveriam se unir para criar uma medida projetiva contra hates e pedir a justiça por consequências mais fortes por espalhar informações falsas. Esse projeto poderia conter também uma campanha sobre saúde mental, com ajuda psicológica para pessoas que sofrem com esses ataques a fim de reverter o problema que impera. Paralelamente é preciso intervir sobre a antipatia virtual para superar o egoísmo social que Durkiem falou.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |