Segundo o pesquisador e professor Thiago Soares, "a cultura do cancelamento é uma cultura de polarização, bom e mal, certo e errado, e tudo isso é nocivo para vida social". Trazendo para para atualidade, com a descoberta das redes sociais, houve uma prejudicação a saúde mental. (Truncamento) Visto que impactou, com o cancelamento virtual, não só por razões de críticas, como também por criações de fakenews. (Melhore a contextualização)
A princípio, é evidente que as críticas causam o isolamento social, por diversos tipos de preconceitos, tais como ético, cultural, religioso e econômico. O psiquiatra e professor da faculdade de medicina UFF Jairo Werner Júnior, que viveu na pele uma experiência, destaca que esse tipo de vivência exige uma "mudança de personagem". Com isso, o indivíduo escolhe se isolar da sociedade como opção, todavia, aumentando os sentimentos de ansiedade, tristeza, estresse e preocupação. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se que as fakenews provocam danos psicológicos, como traumas temporários ou permanentes na saúde mental. É importante ressaltar que o Art.129 pune a conduta de ofender a integridade física ou a saúde de outras pessoas. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é necessário que as pessoas denunciem as mensagens falsas. Logo, cabe ao ministério das comunicações, com o apoio do ministério da saúde, criar programas que possam trabalhar nessa questão, por meio de campanhas de incentivo a evitar críticas de qualquer indivíduo nas redes sociais, sendo assim os cidadãos viveram viverão saudáveis mentalmente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Melhore a apresentação das discussões evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |