No livro '1984', de George Orwell, é demonstrada uma realidade hostil que aprisiona seus cidadãos ao julgamento e linchamento por meio de dispositivos televisores. Hodiernamente, a conjuntura brasileira se aproxima da ficção, tendo em vista a cultura de cancelamento em mídias sociais que se agrava pela ausência de políticas públicas e a normalização de injúrias dentro do meio virtual. (Ótima contextualização)
Primordialmente, é relevante destacar que a inoperância estatal permite a carência de legislações para ressocialização dos infratores que fazem vítimas usando de injúrias e calúnias nas redes sociais. Destarte, é observado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que 11,7 milhões de brasileiros sofrem com depressão, que se relaciona diretamente com a permanência de 'haters' (indivíduos que se unem a grupos de ódio nas redes sociais) numa comunidade conectada, porém receosa e amedrontada, ocasionando no uso anônimo e insatisfatório das mídias sendo contrário à finalidade primordial da rede mundial de computadores, que é democratizar o direito à liberdade de expressão. Logo, a contemporaneidade brasileira se afasta da equidade social, devido aos fatores citados.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, percebe-se que o corpo social brasileiro normaliza a punição virtual de cidadãos que cometeram deslizes mal vistos pelos internautas. Desta forma, segundo a pesquisa do jornal Folha de São Paulo, em 2021, 67% dos brasileiros afirmam que é justo o cancelamento virtual de indivíduos, sem considerar as consequências do mesmo que, segundo a psicanalista Melissa Bottrel durante uma entrevista ao jornal Datafolha em 2023, se davam por ansiedade, síndrome do pânico, depressão e tendências suicidas. Assim sendo, é distante a resolução do revés na pátria sem uma mudança comportamental dos cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se vital medidas governamentais que visem à remediação da problemática. Logo, cabe ao governo federal - composto pela presidência, Senado e Câmara dos Deputados Federais - propor e efetivar projetos de lei visando regulamentar o ambiente cibernético, através de monitoramento e controle de dados, aliado ao Ministério da Educação com a divulgação de campanhas informacionais por meio das mídias, devido ao seu amplo alcance, a fim de se distanciar da realidade distópica de "1984". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |