Do ponto de vista social, estamos passando por um período de grandes tormentos no meio digital e em tudo que está relacionado à ela direta e indiretamente. Os meios digitais se tornaram ambientes propícios para a disseminação de ódio, injustiças e consequentemente cancelamentos de pessoas que diariamente usam as redes sociais indiscriminadamente. O famoso cancelamento digital tem ganhado força e dia após dia ouvimos nos jornais televisivos e também nas próprias redes socias que ironicamente são usadas para o linchamento virtual também são as mesmas que divulgam sobre os fatídicos acontecimentos. Lemos e ouvimos relatos tristes de pessoas que estão sendo massacradas mentalmente, psicologicamente e socialmente por expressarem ideias ou posicionamentos em relação a determinados assuntos ou então quando notícias falsas, fotos de pessoas ou conversas pessoais são expostas. Fechamos o ano de 2023 mas precisamente no dia 22/12/2023 com a notícia de uma jovem menina de 22 anos que havia morrido por não ter suportado os ataques e agressões psicológicas que havia sofrido nos últimos dias no meio digital, ceifando a própria vida. Vimos um triste enredo onde uma mãe pedia (implorava) para que parassem com os ataques contra sua filha mas nada adiantou, pois a força do cancelamento, do linchamento podemos dizer até do massacre digital está tão grande e incontrolável que nem as lágrimas e apelo de uma mãe foram capazes de impedir os ataques contra sua amada filha. O que está acontecendo? Porque pessoas não conseguem ter empatia, respeito e solidariedade com seus semelhantes? E os Direitos Humanos? E a Constituição Federal, que era para garantir direitos igualitários de justiça e cidadania? Essas são perguntam que ficam "no ar" quando nos deparamos com esse caos que é o linchamento virtual e rapidamente vem à mente o que poderia ser feito diante destes acontecimentos pois pessoas estão adoecendo mentalmente, doenças como depressão, síndrome do pânico, fobias sociais de todos os tipos, algumas procuram tratamentos médicos para tentar superar os traumas e outras se entregam a morte, infelizmente. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Diante de tudo isso, é necessário que se faça um reflexão em torno das possibilidades de extermínio dessa praga chamada cancelamento ou linchamento digital, políticas públicas deveriam ser mais acirradas e rigorosas em relação ao cumprimento das leis no mundo virtual, os Direitos Humanos deveriam fazer o seu trabalho e resguardar de fato esses direitos, nós enquanto cidadãos que vivemos em uma democracia (pelo menos deveríamos) fazer uma conscientização profunda e fazer uma autoanálise do que publicamos, comentamos, divulgamos e compartilhamos em redes sociais e qual o impacto disso na vida daqueles que estão e se "alimentando" virtualmente daquilo que disseminamos, e depois disso, entender que amanhã poderá ser a minha vez de ser linchado e massacrado, tendo todo o meu corpo padecendo emocionalmente, fisicamente, socialmente e tudo aquilo que essa maldade ocasiona.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 360 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |