O ser humano é um ser social. Não há como não viver em sociedade. Sendo assim, desde o surgimento da humanidade, o indivíduo precisou da aprovação dos demais para se manter vivo; daí a importância da opinião alheia. Mas se prender à opinião dos outros nunca foi algo benéfico e, com o surgimento das redes sociais, tornou-se ainda mais nocivo à saúde mental. (Melhore a apresentação da discussão inicial)
Notícias falsas são uma verdadeira praga no ambiente virtual, também. Na web, em que absolutamente tudo pode "viralizar" em questão de segundos, difamar uma pessoa é ainda mais perigoso, podendo levá-la à morte, como já ocorreu aqui no Brasil, anos atrás, no litoral de São Paulo. E, quando não resulta em morte, difamar e/ou cancelar alguém na internet tem muito mais chances de não promover o diálogo, o conhecimento; mas sim, mais raiva, depressão, isolamento, violência e etc., não contribuindo em nada para uma sociedade verdadeiramente democrática. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é preciso que o Estado regulamente o uso das redes, para que tanto as poderosas da internet (Facebook, Twitter/X, etc.) quanto a população compreendam que há regras para todos, sem exceção. Viver em comunidade exige respeito, não entender isso é abrir brechas para o conflito. (Não apresentou a proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |