Nos dias de hoje, é muito comum olharmos em vias eletrônicas, (Sem vírgula) a presença do cyberbullying , traduzindo para a Língua Portuguesa, atos de perseguição cibernética ou intimidação virtual. Esses acontecimentos ocorrem por todo o mundo, possuindo em si como consequência, uma média catastrófica de suicídios, diagnósticos de depressão, transtornos mentais e principalmente, a ansiedade. (Melhore a contextualização)
O maior motivo disso tudo, (Sem vírgula) é a sociedade possuir um padrão , não apenas de beleza mas sim de opiniões pessoais, que no entanto, de acordo com eles, não deve ser contrariada independentemente de seu contexto. Adolescentes ou até mesmo crianças juntamente com os adultos, não podem expressar suas próprias ideias e opiniões exclusivas, pois com esse tipo de problema, acabam se tornando mais vítimas do cyberbullying nas telas dos eletrônicos. Com base nos estudos, é confirmado que 61% dos adolescentes, (Sem vírgula) sofrem com comentários maldosos na internet em virtude da aparência, 41% dos adultos já sofreram assédio online em vias do Facebook, e 73% de pessoas no geral, já se suicidaram por mérito desses maus-tratos. (Explore a discussão de acordo com o tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Conseguimos ver maior presença dessa ocorrência virtual, com opiniões expressadas politicamente, que em geral, causa maiores perseguições para a vitima e o culpado. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A solução adequada para esse problema, é possuírem dentro de qualquer dispositivo eletrônico, um bloqueio de palavras inadequadas ou frases maldosas que possam afetar a saúde física e mental de quem está por trás da tela. Com isso, a sociedade construiria um ambiente com melhorias em suas relações humanas e entendendo a cosmovisão que cada cidadão possui, podendo assim, diminuir o número de todos os transtornos mentais e vitimas de suicídio. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |