Na última segunda-feira, dia 08/01/2024, estreou mais uma temporada do reality show Big Brother, onde 26 pessoas são confinadas e monitoradas 24 horas por dia. Apesar de ser um programa com 24 anos de existência, foi apenas nos últimos anos que passou a ter forte presença nas redes sociais. Isto se justifica pela inclusão de participantes famosos, os quais já possuem milhares de seguidores em ambiente virtual. (Melhore a contextualização do tema)
Por ser um programa de grande audiência, todas as atitudes e ações tomadas por seus participantes são vistas, comentadas e julgadas nas redes sociais, gerando consequências. Quando uma atitude não é bem vista pelo público espectador, não demora a tardar os comentários, as perdas de seguidores e consequentemente o cancelamento virtual. O público virtual entende-se no direito de cancelar virtualmente um indivíduo, (Sem vírgula) por apoiar-se numa premissa de que ao se expor, a pessoa exposta aceita os julgamentos e críticas, sem ter direito de defesa ou perdão. (Melhore a apresentação da discussão. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto o que passa despercebido por quem cancela, muitas vezes, é o mal que este cancelamento tende a fazer a quem o recebe. Por mais que se trate de críticas e ações em ambiente virtual, as consequências não ficam apenas neste mundo digital. As pessoas que são virtualmente canceladas veem de uma hora para outra sua vida mudar, se sentem excluídas e começam a nutrir pensamentos negativos sobre si mesmas. Estes pensamentos podem dar origem a problemas como depressão e ansiedade, problemas que fogem do virtual tornando-se um problema de saúde pública, um problema concreto e real
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário haver um comedimento com relação ao nível de exclusão digital cometido pelo público virtual. É preciso que fique bem claro a que comete o cancelamento virtual as consequências que ele vem a causar no mundo real, principalmente o impacto na saúde mental do cancelado. Não basta apenas orientar, são necessárias medidas de regulação com relação aos limites das críticas feitas em ambiente virtual, para que o direito da liberdade de se expressar não sobreponha o bem estar pessoal e a saúde mental. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |