Segundo o filósofo Platão, a conexão entre saúde física e mental é essencial para a integridade humana. Nesse viés, o equilíbrio emocional quando instável impossibilita um raciocínio lógico, consequentemente, um indivíduo vítima de uma onda de ódio repentina, (Sem vírgula) pode ter a vida mudada de forma permanente, uma vez que as informações disseminadas na internet que são' "virais" sofrem retaliação de diversos grupos sociais, que não consideram a vulnerabilidade emocional da vítima, (Ponto final) Dessa forma, o aspecto psicológico torna-se suscetível à doenças mentais como depressão e ansiedade, sendo assim necessário o debate acerca da propagação do ódio no meio virtual.
Nesse ínterim cabe analisar a perspectiva do filósofo, (Sem vírgula) Goffman. Para o autor é possível entender o que ocorre na internet, que induz o indivíduo a agir de modo alienado através do conceito "Mortificação do Eu". Tal preceito sustenta que, devido à influência de fatores coercitivos, o cidadão perde seu pensamento individual e valores empáticos e integra-se a uma massa coletiva. Nesse cenário o massacre virtual ocorre não só pelos algoritmos que enviam para as pessoas esse tipo de conteúdo, mas também, por causa de uma sociedade subjugada pela cultura do cancelamento. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o linchamento virtual pode causar danos psicológicos profundos e isolamento social. Há casos em que o cancelamento é baseado em emoções infundadas ou mal interpretadas, o que pode levar à injustiça e à destruição de reputações sem fundamento. Nesse sentido, é fundamental compreender os impactos da problemática na esfera pública. Acerca disso, é pertinente trazer o discurso do filósofo Jürgen Habermas, no qual ele conceitua a esfera pública como um espaço racional em que os membros de uma sociedade podem debater questões de interesse comum, o qual, (Sem vírgula) define como crucial para a expansão da democracia por adjunto a internet. Logo, o cancelamento torna-se nocivo ao desenvolvimento da consciência crítica da sociedade bem como à possibilidade de uso da internet como instrumento de politização. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, que a saúde mental é essencial para integridade humana, visto que, (Sem vírgula) retaliações massivas torna uma pessoa suscetível a depressão e ansiedade. Cabe ao Congresso Nacional elaborar leis para controlar os impactos de linchamentos virtuais por meio de medidas que fortaleçam a responsabilidade online e protejam os indivíduos contra abusos digitais. Essas normas devem ter orientações mais rigorosas para difamação, injúria e outros comportamentos específicos nas plataformas virtuais, além de estabelecer diretrizes que incentivam as plataformas a adotar mecanismos eficazes de moderação e oposição, a fim de contribuir não apenas para proteger os direitos individuais, mas também para construir um ambiente digital mais seguro e responsável. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 320 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |